Para driblar escassez, moradores cavam buracos no chão para achar água em SP

Para driblar a falta de água, moradores da região do Jabaquara (zona sul de SP) estão recorrendo a bicas e até cavando poços na terra.

Falta de água | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Para driblar a falta de água, moradores da região do Jabaquara (zona sul de SP) estão recorrendo a bicas e até cavando poços na terra.

Foi o que fez o serralheiro David Ferreira de Brito, 28, após seu bairro, o Jardim Lourdes, ficar quatro dias sem água a partir da sexta-feira (10). 'Tinha gente sem tomar banho dois dias, sem lavar louça, estava muito difícil', afirmou Brito.

O serralheiro disse que a ideia de cavar atrás de água veio do irmão dele, o montador Anderson Brito dos Santos, 30. 'Ele me disse que a mulher dele tinha sonhado com um regato saindo de duas nuvens no céu e caindo no bananal que tem aqui perto', disse Brito.

Os dois foram a um terreno baldio ao lado de onde moram e cavaram entre bananeiras, conforme o sonho da mulher de Anderson, a ajudante de cozinha Andreia Rodrigues Ribeiro, 37.

'Tiramos um pouco de terra e já brotou a água. Aumentamos o buraco para dois metros de profundidade por dois metros de largura e forramos as paredes com uma antiga caixa d'água sem fundo', disse Brito.

'A vizinhança veio com baldes. Foi o milagre que salvou a comunidade', disse Andreia. Os moradores têm fervido a água para cozinhar e tomar banho.

A região do Jardim Lourdes é rica em água, segundo os moradores do local. A aposentada Noêmia Almeida da Silva, 72, moradora do bairro há 44 anos, tem um poço em casa. "Todo mundo fez fila quando teve essa falta de água", diz Noêmia.

A Sabesp, ligada ao governo Geraldo Alckmin (PSDB), diz que a falta de água ocorreu devido a reparos no reservatório do Campo Belo, problema corrigido na terça (14).

IMPRÓPRIA

A água retirada de poços sem certificação e sem análise é imprópria para consumo, afirma José Luiz Negrão Mucci, professor da Faculdade de Saúde Pública da USP.

No Jardim Lourdes, há o agravante de o terreno estar abandonado e sujo. "Isso só aumenta o risco da transmissão de doenças. O ideal é não consumir de jeito nenhum", afirma o professor.

Segundo Mucci, a fervura da água mata somente micro-organismos, como bactérias. "Isso não adianta no caso de ela ter algum composto químico", afirma.

Clique e curta o Portal Meio Norte no Facebook

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES