Paradas são selecionadas para restauração na capital

A STRANS já iniciou a seleção de paradas de ônibus que serão restauradas na recuperação que vai acontecer em todas as zonas da cidade

Processo começa após o Carnaval | KELSON FONTINELE
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Já começou esta semana a identificação de abrigos de ônibus metalizadas na capital que passarão por revitalização.

A Prefeitura de Teresina por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS) contratou empresa para realizar a manutenção da estrutura de paradas existentes em todas as zonas da cidade. Neste primeiro momento a empresa vai listar as necessidades dos pontos de ônibus. As intervenções devem acontecer apenas após o Carnaval.

De acordo com a gerente de Planejamento, Cintia Machado, o objetivo é restaurar aquelas paradas que já estão danificadas, dando reparos na pintura, instalando bancos, tela de acrílico, iluminação e publicidade. Ela explica que não haverá grandes modificações e a finalidade é apenas dar manutenção aos pontos já existentes.

Ela destaca que muitas das paradas da cidade estão depredadas. Dentre os problemas, ela aponta a publicidade irregular, lâmpadas quebradas, bancos retorcidos e muitas pichações.

"As pessoas danificam o acrílico, picham, quebram bancos, dentre outros problemas. Mas o principal a ser modificado são as pichações", aponta Cintia que a publicidade das paradas será trocada por uma publicidade com mensagens sobre educação no trânsito.

Tal conteúdo educativo tem como tema bebida e educação, como explica a gerente de educação de trânsito da Strans, Samyra Motta. Segundo ela, a publicidade das paradas será a mesma usada no carnaval para conscientizar motoristas.

"As paradas só vieram a somar nesta campanha no Carnaval e vai continuar no ano inteiro, porque todo final de semana tem balada aí, com pessoas bebendo e dirigindo e a gente tem que trabalhar isso", destaca Samyra, que afirma que o material já foi encomendado nas gráficas com frases como "Bebida e direção podem acabar com sua diversão", "Se eu bebo não dirijo".

A população nas ruas acredita que este tipo de revitalização não é suficiente e reivindica ampliação nas paradas que ofereça mais conforto ao teresinense. "Estas paradas são péssimas.

Aqui serve só como sinal para ônibus, porque parada de qualidade nós não temos. Não temos conforto nem nas paradas nem dentro do ônibus. Ficamos mais duas horas contadas no relógio", destaca a dona de casa Socorro Cardoso.

Marcione Abreu Rocha, auxiliar de serviços gerais, estava com um bebê no colo e um guarda-chuva. Ele comenta que os abrigos existentes não protegem ninguém do sol nem da chuva.

"Tinham que ampliar totalmente essas paradas. E elas deveriam ser climatizadas", afirma ressaltando que nas paradas de ônibus gastam-se horas sofrendo com calor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES