Parceria com Universidade de Nebraska permitirá intercâmbio

O Piauí terá parceria com Universidade de Nebraska (EUA).

O Governo do Piauí recebeu uma proposta de convênio com uma instituição de ensino americana. Membros da Universidade de Nebraska oferecem vagas para intercâmbio de piauienses no Estados Unidos. Em troca, querem trazer americanos para conhecer nossas experiências, principalmente no setor de agronegócio.

"Os pontos apresentados são muito importantes para o que o Piauí precisa. O agronegócio aqui é recente, vem de 30 anos para cá e ainda tem campo para expansão no Norte e Sul do estado. Vamos trabalhar essa cooperação envolvendo Fapepi, Uespi e Seduc", assegurou o governador Wellington Dias.

Michael Stopford, vice-chanceler adjunto para assuntos internacionais da universidade, anunciou a disponibilidade de intercâmbio nas áreas de Inovação e Empreendedorismo, Agronegócio, Justiça Criminal e Língua Inglesa. Nebraska e Piauí se consideram estados coirmãos e mantêm parcerias na área de educação desde 1972.

Wellington Dias durante reunião (Crédito: Jorge Henrique Bastos)
Wellington Dias durante reunião (Crédito: Jorge Henrique Bastos)

"Existe um longo relacionamento entre Nebraska e Piauí. Nossa intenção é reestabelecer essa relação, oferecendo oportunidades para ambos", disse o vice-chanceler.

O porta-voz da Universidade de Nebraska no Brasil, Paulo Jordão, explicou que Nebraska é um estado americano com vocação para o agronegócio, tendo no milho a principal cultura. A exemplo do Piauí, possui extensas áreas plantadas. Além do agronegócio no Sul do Piauí, o governador Wellington Dias sugeriu ao americano conhecer também a experiência da fruticultura nos tabuleiros litorâneos.

O termo de cooperação para a troca de informações deve ser firmado no segundo semestre desse ano durante viagem internacional do governador Wellington Dias. As oportunidades devem contemplar estudantes de graduação e professores.

Participaram do encontro representados da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Secretaria de Governo.

Fonte: Portal do Governo do Piauí