Parnaíba se abre para o turismo como a “capital” da Rota das Emoções

Aeroporto com voos lotados, expectativa pelas férias, ações estruturantes e de divulgação nacional,  movimentam a economia da cidade litorânea

Parnaíba | André Pessoa
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

André Pessoa

Enviado Especial a Parnaíba

Considerada a segunda maior cidade do Piauí e uma espécie de "capital" da Rota das Emoções, roteiro turístico famoso internacionalmente e que engloba os parques nacionais de Jericoacoara, no Ceará e Lençóis Maranhenses, no Maranhão, tendo a Apa do Delta do Parnaíba como ponto central do circuito, a cidade de  Parnaíba (340 quilômetros de Teresina), começa a colher os frutos do desenvolvimento sustentável através dos visitantes que nesse momento, com a retomada do turismo pós pandemia, chegam a cidade. 

Parnaíba se destaca como um dos principais destinos para o turismo interno. Nesse momento, as pessoas estão viajando mais pelo próprio país do que para o exterior. 

Para o Superintendente de Turismo do município, Joaquim Vidal, que esteve recentemente em audiência no Ministério do Turismo, chegou a hora de Parnaíba assumir o protagonismo no mercado turístico nacional e internacional. 

"Temos um dos mais belos litorais desse país, faltava aos governantes do Piauí e de Brasília, um olhar mais focado em nossas potencialidades, coisa que começa a mudar", garante ele.

Lugares como a belíssima praia da Pedra do Sal, a Lagoa do Portinho, o casario colonial do Porto das Barcas e o Museu do Mar, entre muitos outros atrativos únicos, exclusivos do município, estavam relegados à própria sorte. "Sentimos que o momento é oportuno para uma reviravolta  nesse descaso de décadas. Agora estamos correndo atrás do tempo perdido, viabilizando mídia nacional e projetos estruturantes”, acrescentou.

Inventário turístico em fase de contratação

Joaquim Vidal destacou  que o primeiro desafio ao assumir o cargo foi estruturar o próprio órgão turístico, que por incrível que pareça, dentre os 14 municípios que compõem a Rota das Emoções, Parnaíba é o único que ainda não tem Secretaria de Turismo. "Ao assumir levei uma proposta ao prefeito Mão Santa para a criação da secretaria municipal de Turismo que já está em fase de análise jurídica e deve ser encaminhada à Câmara Municipal de Vereadores nos próximos meses".

Ele explicou  ainda que o inventário turístico do município já está em fase de contratação em parceria com a Universidade Federal do Piauí, bem como o Plano Municipal de Turismo.

"Entendo que para receber bem o visitante, primeiro temos que melhorar a qualidade de vida do cidadão local. Para isso, a secretaria municipal de Infraestrutura, sob a gestão da engenheira Maria das Graças, mais conhecida como Gracinha, implantou importantes projetos de requalificação urbana de Parnaíba com destaque para a construção de uma nova ponte que facilitará o acesso para a praia da Pedra do Sal que também sofrerá mudanças estruturais em toda a orla com projetos já aprovados no Ministério do Turismo".

Décadas de experiência a serviço do Turismo

Joaquim Vidal  com ministro do Turismo, Carlos Brito - Foto: Divulgação

O ambientalista, historiador, empreendedor e acima de tudo especialista em turismo, Joaquim Vidal, assumiu a gestão do turismo no município com o desafio de colocar Parnaíba no destaque que ela merece. Articulado nacionalmente, com anos de experiência em ações turísticas e promoção de eventos, o seu maior objetivo agora é mostrar ao Piauí, ao Brasil e ao mundo as belezas naturais de Parnaíba. 

Com livre trânsito no Ministério do Turismo ele já garantiu ações de marketing e comercialização do destino junto à Embratur para os mercados nacional e internacional.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES