Parque Nacional da Serra da Capivara foi o 11º mais visitado no Brasil

Dados do Instituto Semeia mostram que 97% dos brasileiros conhecem ao menos um parque natural e 66% já estiveram em pelo menos um deles

Parque Nacional Serra da Capivara | Joaquim Neto/Iphan
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cada vez mais, os brasileiros estão visitando as belezas naturais do país e a pesquisa Parques do Brasil – Percepções da População 2022, realizada pelo Instituto Semeia, traz informações que comprovam esse fato. Dados do estudo apontam que seis em cada dez brasileiros já visitaram os parques naturais brasileiros. Segundo a pesquisa, 97% dos visitantes conhecem um parque natural e 66% já visitaram pelo menos um deles. No Piauí, o Parque Nacional Serra da Capivara está em 11º entre os mais visitados.

As principais motivações estão relacionadas a “ter contato com a natureza” e “mostrar as belezas naturais para os filhos”.

O estudo contou com 1.541 entrevistados e foi realizado em 10 regiões metropolitanas (Belém, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Manaus, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo). Os motivos para conhecer ou visitar os parques estão diretamente ligados a uma atitude positiva diante do fato de estar na natureza. Dentre as classificações, a pesquisa apontou que 35% dos entrevistados gostam de contato com a natureza e de contemplar suas belezas naturais; 22% têm como objetivo mostrar a natureza para os filhos; e 20% foram para conhecer um atrativo famoso do parque.

Parque Nacional Serra da Capivara (Joaquim Neto/Iphan)A partir do estudo, foi criado um ranking dos parques brasileiros mais visitados. São eles, nessa ordem:

1. Parque Nacional da Chapada Diamantina - Bahia

2. Parque Estadual da Serra da Cantareira – São Paulo

3. Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha - Pernambuco

4. Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros – Goiás

5. Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses - Maranhão

6. Parque Nacional da Tijuca – Rio de Janeiro

7. Parque Estadual do Jalapão – Tocantins

8. Parque Nacional do Iguaçu - Paraná

9. Parque Nacional de Jericoacoara – Ceará

10. Parque Estadual da Serra do Mar – São Paulo

11. Parque Nacional da Serra da Capivara – Piauí

12. Parque Nacional do Itatiaia – Rio de Janeiro

13. Parque Nacional da Serra da Bocaina – Rio de Janeiro

14. Parque Nacional de Aparados da Serra – Rio Grande do Sul

15. Parque Estadual do Ibitipoca – Minas Gerais

16. Parque Nacional de Anavilhanas- Amazonas

PESQUISA 

O objetivo do estudo foi mapear e apresentar as percepções dos brasileiros sobre os parques do Brasil. A estrutura abordou três dimensões: a agenda geral de preocupações da população e a posição relativa ocupada por temas ambientais; o conhecimento sobre parques e a experiência concreta de sua utilização; e a reflexão sobre os modelos de gestão dessas áreas.

PARQUES UBANOS 

A pesquisa também trouxe informações sobre parques urbanos que são mais conhecidos ou visitados pelos brasileiros. O destaque foi para o Parque Ibirapuera, em São Paulo, que alcançou a maior porcentagem de lembrança dentro de sua própria região (62%), além de ser o único mencionado por entrevistados de todas as outras regiões pesquisadas.

No levantamento, 81% dos participantes mencionaram espontaneamente pelo menos um parque urbano (no total, foram citados 151 parques diferentes) e 30% disseram frequentar parques pelo menos uma vez por mês. Entre os principais motivos estão passear, descansar e fazer caminhadas ou correr.

Os cinco benefícios com maior percentual em parques urbanos foram: “proporcionar lazer e relaxamento para seus frequentadores” (87% escolheram essa opção); “oferecer opções de lazer à população (que foi a escolha de 86% dos entrevistados); “preservar paisagens e belezas naturais” (onde 86% marcaram); “contribuir para a saúde física e estimular a prática de esportes” (com 86% de percentual); e “contribuir para a saúde mental, aliviar o estresse, ansiedade, tristeza e angústia (com 85% de marcação).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES