Parque Nacional Serra da Capivara ganha destaque com festa de 40 anos

Semana do Meio Ambiente terá extensa programação ambiental e cultural na Serra da Capivara e área de entorno da reserva. Evento também celebra quatro décadas do Parque

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Parque Nacional Serra da Capivara, que abriga a maior quantidade de pinturas rupestres e os mais antigos vestígios de ocupação humana nesse trecho do Brasil, comemora na próxima quarta-feira, dia 5 de junho, o seu aniversário de 40 anos com um imenso evento que se prolongará até o domingo, dia 9. A programação traz uma série de atividades ambientais e culturais, homenagens, atrações artísticas e a intensa participação das comunidades da zona de entorno da unidade de conservação, que fica entre os municípios de Brejo do Piauí, João Costa, Coronel José Dias e São Raimundo Nonato, na região Sudeste do Estado.

Liderado pela chefia do Parque Nacional com apoio da CR5, que coordena as unidades de conservação nessa área do país, o evento pretende fazer a inclusão dos quatro municípios com atividades nas zonas urbana e rural. A Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), através do colegiado do curso de Ciências da Natureza e Arqueologia e Preservação Patrimonial, vai desenvolver um projeto na cidade de Brejo do Piauí. Outra instituição federal de ensino, o IFPI, campus São Raimundo, vai desenvolver atividades no município de João Costa.

Instituições como o Museu da Natureza, Museu do Homem Americano, Instituto Olho D’Água, Instituto Ecológico Caatinga, ESAERO, Instituto Moleque Mateiro do Rio de Janeiro e vários outros parceiros estão envolvidos na organização do evento e programaram diversas atividades durante as comemorações de aniversário da Serra da Capivara. A iniciativa privada também apoia a realização dos eventos. Empreendimentos como a Cerâmica Serra da Capivara e a Help Novidades estão produzindo as camisas com o selo comemorativo aos 40 anos do Parque Nacional.

Boqueirão da Pedra Furada concentra atividades

Grande parte das atividades será concentrada no circuito conhecido como Boqueirão da Pedra Furada (BPF), área do Parque Nacional Serra da Capivara. Ali fica o Centro de Visitantes, onde acontecerão atividades de palestras, projeção de filmes, debates etc. No anfiteatro da Pedra Furada vão acontecer solenidades especiais,     como a abertura dos festejos, entrega de comendas e títulos, projeção do filme longa-metragem Niède, a exposição O Imaginário do Homem Pré-Histórico em Argila, do artista Girderlindo Paes Landim, com curadoria de Cristovão Braga, entre outras.

Crédito: André Pessoa

Entre os dias 5, 6, 7, 8 e 9 de junho, os turistas e moradores da microrregião que desejarem conhecer o circuito turístico do BPF, no interior do Parque Nacional Serra da Capivara, serão isentos da obrigatoriedade da contratação de um condutor de visitantes. Os passeios serão guiados de forma voluntária, sem custos. O ICMbio também vai contar com dezenas de voluntários, com brigadistas, com os condutores de visitantes e muitos e muitos outros colaboradores. (A.P.)

Projeto do CINESOLAR chega ao Piauí para projeção do longa Niède

O público que estiver no Parque Nacional Serra da Capivara, na noite do dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, terá a oportunidade de assistir ao filme longa-metragem Niède, no anfiteatro da Pedra Furada, em sessão de cinema a céu aberto, através do projeto CINESOLAR. Com base em São Paulo, a iniciativa, sem fins lucrativos, leva cinema com energia solar para as comunidades mais isoladas do país, em muitos lugares aonde ainda hoje não existe energia elétrica.

Crédito: André Pessoa

O projeto do CINESOLAR fará duas sessões no Piauí. No dia 5 de junho, às 19h, no Anfiteatro da Pedra Furada, uma sessão para o lançamento do filme no Piauí para convidados, pesquisadores, alunos, comunidade do entorno da reserva, autoridades e protagonistas do filme e seus familiares. No dia 6 de junho, também às 19h, o filme será exibido em praça pública na zona urbana da cidade de São Raimundo Nonato. Essa sessão será totalmente aberta para quem desejar assistir ao filme de Tiago Tambelli, que conta a trajetória da pesquisadora Niéde Guidon, que desde 1970 trabalha no Piauí.

O CINESOLAR já esteve em outras oportunidades no interior do Piauí, levando sessão de cinema aos lugares mais isolados, muitos ainda sem energia elétrica.  O CINESOLAR é um cinema itinerante que utiliza energia limpa e renovável: a solar, para realizar exibições de filme, unindo arte, cinema e sustentabilidade. É inédito no Brasil e está sendo desenvolvido pela Brazucah Produções e pela Associação Cultural Simbora. Ambas entidades dedicadas à promoção e difusão do cinema em circuitos alternativos. (AP). 

Parlamentares de SRN farão homenagens aos jornalistas

A Câmara Municipal dos Vereadores de São Raimundo Nonato (525 km de Teresina) se integrou às comemorações em homenagem à Semana do Meio Ambiente e ao aniversário de 40 anos do Parque Nacional Serra da Capivara, e fará uma série de homenagens aos jornalistas de variadas regiões do Brasil, que estarão na cidade para receber comendas em homenagem ao audiovisual, que serão concedidas pelo Instituto Olho D’Água e pelo Instituto Ecológico Caatinga.  

Para isso, a Câmara fará uma sessão solene na manhã do dia 5 de junho, para receber os jornalistas e prestar as homenagens. Para o presidente da Casa, vereador Eumadeus Pereira, será uma forma de mostrar aos repórteres que “reconhecemos o trabalho deles em divulgar a Serra da Capivara e, com isso, fortalecer o turismo e o desenvolvimento sustentável em nossa região”, explicou.

O evento na Câmara Municipal vai contar com o apoio e a parceria da Prefeitura Municipal de São Raimundo Nonato, que deve abrir as comemorações da Semana do Meio Ambiente, nesse dia, durante uma solenidade no Centro Diocesano, às 7:00h da manhã, com a presença de alunos da rede pública municipal, autoridades e uma surpresa que vem sendo mantida em segredo. (AP).

Repórter da TV Globo receberá título de cidadão

Com mais de 100 programas no Globo Repórter, em seu currículo, nos seus 40 anos na emissora carioca, o repórter Francisco José será agraciado na manhã do dia 5 junho com o título de cidadão de São Raimundo Nonato. O projeto foi apresentado pelo vereador Laércio Carvalho e aprovado em 2014, mas só agora será entregue em função da atribulada agenda do jornalista, que nasceu no Ceará, mas escolheu Recife como sua terra natal.

Crédito: André Pessoa

Mais conhecido como Chico José, o repórter é um dos mais experientes da televisão brasileira e já fez inúmeros programas, destacando não apenas a Serra da Capivara, mas diferentes regiões do Piauí. Somente nos programas Globo Repórter, ele já esteve no Delta do Parnaíba, Sete Cidades, Cânion do Rio Poty, Serras da Capivara, Confusões e Vermelha, Uruçuí-Una, Nascentes do Parnaíba, Gilbués, Capadócia do Sertão, além de fazer uma expedição que foi das Nascentes ao Delta, percorrendo todo o trajeto do rio Parnaíba.

Para aproveitar a sua passagem pelo Piauí, Francisco José vai conhecer o Museu da Natureza, inaugurado pela pesquisadora Niède Guidon, em dezembro de 2018, nas imediações do Parque, e fará uma palestra no seu auditório para os alunos de graduação e mestrado na Universidade Federal do Vale do São Francisco, campus Serra da Capivara. (AP). 

PROGRAMAÇÃO:

Dia 5 de junho (quarta-feira) 

Aniversário de 40 anos do Parque Nacional da Serra da Capivara

Abertura

- 7:00h: Abertura da Semana do Meio Ambiente e das comemorações relativas ao aniversário de 40 anos da criação do Parque Nacional da Serra da Capivara, no auditório do Centro Diocesano, com alunos da rede pública municipal de São Raimundo Nonato (SRN) e autoridades. 

- 9:00h: Solenidade de entrega de títulos de cidadão sanraimundense e homenagens ao Parque Nacional da Serra da Capivara na Câmara Municipal dos Vereadores, em parceria com a Prefeitura Municipal de SRN. 

- 14:00h: Abertura do Museu da Natureza, com a programação - Museus como Núcleos Culturais: O Futuro das Tradições, em Coronel José Dias. - 16:00h: Bate-papo do repórter Francisco José com os alunos de graduação e mestrado da UNIVASF, no auditório do Museu da Natureza. 

- 18:00h: Solenidade de abertura dos eventos no anfiteatro da Pedra Furada, com a entrega do certificado de Amigo do Parque Nacional e a Comenda Serra da Capivara, em homenagem ao audiovisual. 

- 19:00h Sessão de lançamento do filme Niède, de Tiago Tambelli, para os protagonistas do filme, autoridades, convidados e comunidade da zona de entorno da Unidade de Conservação. A sessão será feita pelo CINESOLAR - projeto de cinema sustentável com uso de energia solar.

Dia 6 de junho (quinta-feira) 

Aniversário de 40 anos do Parque Nacional da Serra da Capivara 

Dia Temático do Audiovisual 

- 8:00h às 16:00h: Projeção de documentários sobre o Parque Nacional da Serra da Capivara, no auditório do Centro de Visitantes do Boqueirão da Pedra Furada (BPF). 

- 16:00h: Palestra do Dr. José Alves de Siqueira Filho (pesquisador, escritor e um dos maiores especialistas na Caatinga no Brasil), sobre a biodiversidade do Bioma no auditório do Museu da Natureza. 

-19:00h Sessão de cinema aberta ao público do filme Niède, de Tiago Tambelli, na Praça do Abrigo em São Raimundo Nonato. A sessão será feita pelo CINESOLAR - projeto de cinema sustentável com uso de energia solar.

Dia 7 de junho (sexta-feira)

Aniversário de 40 anos do Parque Nacional da Serra da Capivara

Dia Temático do Homem da Capivara

- 8:00h: Abertura da Exposição Fotográfica do I Concurso Caçadores de

Fotografias do Parque Nacional da Serra da Capivara, na guarita do Boqueirão

da Pedra Furada (BPF), com a participação dos vencedores.

- 9:00h às 15:00h: Bate-papo com os mateiros tradicionais da Serra da

Capivara, no auditório do Centro de Visitantes do BPF. Histórias e causos pela voz dos guardiões do Parque. (Justino, Nilson, Joãozinho da Borda, Seu Nôca, Major, Nivaldo, Chico do Zuzinha, entre outros). 

- 16:00h: Homenagem aos guardiões (in memoriam) do Parque Nacional da Serra da Capivara, no Centro de Visitantes. 

- 16:30h: Vivências: Histórias dos Sentidos do Instituto Moleque Mateiro - Rio de Janeiro, com a presença dos mateiros, guias, turistas e demais interessados. Anfiteatro da Pedra Furada. 

- 18:00h: O Imaginário do Homem Pré-Histórico em Argila, no anfiteatro da Pedra Furada. Exposição do artista Girderlindo Paes Landim – o Eye. Curadoria Cristovão Braga.

Dia 8 de junho (sábado) 

Aniversário de 40 anos do Parque Nacional da Serra da Capivara 

Dia Temático das Comunidades da Zona do Entorno 

- 8:00h às 17:00h: Feira Sustentável com as comunidades dos assentamentos rurais do Corredor Ecológico, na palhoça da entrada para a Pedra Furada. Projeto Comunidades Sustentáveis do Parque Nacional da Serra da Capivara. 

- 8:00h: Distribuição e plantio de mudas doadas pelo Viveiro Mata Branca, no município de João Costa e Brejo do Piauí. 

- 8:00h às 16:00h: Visita Guiada nos Circuitos Turísticos de João Costa para comunidade do município. 

- 9:00h: Vivências: Histórias dos Sentidos do Instituto Moleque Mateiro - Rio de Janeiro, com as escolas do entorno, no Centro de Visitantes do BPF. 

- 9:00h ás 17:00h – Projeto: “A Univasf vai para o Brejo do Piauí”: atividades científicas, culturais e desportivas. Universidade Federal do Vale do São Francisco, no município de Brejo do Piauí. 

- 9:00h: Exposição Aves da Caatinga. Fotógrafo e Ambientalista João Freitas Filho. Zona urbana do município de João Costa. 

- 9:30h: Oficinas de jogos para a Educação Patrimonial, no município de João Costa. Instituto Federal do Piauí. 

- 10:00h: Bate-Papo com os Condutores do Parque sobre a importância do Parque e do turismo sustentável, no município de João Costa. 

- 15:00h. Bate-Papo com a bióloga Liana Senna: Mamíferos do Parque Nacional da Serra da Capivara. Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, no município de João Costa. - 16:00h: Bate-papo com equipe do projeto Pé no Parque e lançamento de documentário. Grupo o Boticário, no Centro de Visitantes.

Dia 9 de junho (domingo) 

Aniversário de 40 anos do Parque Nacional da Serra da Capivara

Dia Temático do Esporte e da Cultura 

- 7:00h: Atravessando 40 anos de história: cicloturismo por vários circuitos do Parque Nacional da Serra da Capivara. 

- 8:00h às 15:00h: Caminhadas com guias nos circuitos turísticos do Boqueirão da Pedra Furada (BPF). - 8:00h às 14:00h: Rapel para crianças e estudantes no Circuito da Pedra Furada (BPF) 

- 8:00h às 17:00h: Feira Sustentável com as comunidades dos assentamentos rurais do Corredor Ecológico, na palhoça da entrada para a Pedra Furada. Projeto Comunidades Sustentáveis do Parque Nacional da Serra da Capivara. 

- 16:00h: Abertura da solenidade de encerramento das comemorações de 40 anos de criação do Parque Nacional da Serra da Capivara, no anfiteatro da Pedra Furada, com o Musical Conhecer para Preservar – coreografia baseada na companhia Zurcaroh - encenada por estudantes da Escola Centro de Aprendizagem Avançada – CAA. 

- 18:00h: Encerramento das comemorações dos 40 anos do Parque Nacional da Serra da Capivara, com a divulgação do Projeto “Niéde Guidon 50 anos com os pés, mãos, cabeça e coração no Piauí”, que em 2020 celebrará as cinco décadas da chegada da pesquisadora na região em 1970.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES