mais

Parque Zoobotânico de Teresina é reaberto após reforma

O local funcionará das 8h às 17h30 para visitação e das 5h às 8h para a prática gratuita de atividades físicas. Público deve cumprir medidas de proteção contra a Covid

O Parque Zoobotânico de Teresina reabre nesta sexta-feira (11) depois de passar por um processo de revitalização para melhorar o atendimento ao público.

Foram restauradas todas as estruturas da ilha dos macacos, reformados os banheiros públicos e reabertas as trilhas de caminhadas. O fornecimento de água, energia e a conexão da internet foram fortalecidos por meio da parceria com a Piauí Conectado

As barraquinhas que vendem água e lanches no interior do Parque foram vistoriadas e funcionarão de acordo com as recomendações da vigilância sanitária. A alimentação e o cuidado com a saúde dos animais mantiveram a rotina sem alteração mesmo durante o período da pandemia.

O Parque retoma suas atividades, contando, agora, com a instalação de uma base fixa da Polícia Militar Ambiental, que fará segurança 24 horas, o que tornará os passeios, as caminhadas, a visitação ao Zoobotânico mais tranquila, bem como oferecerá maior segurança aos animais e às florestas dessa Unidade de Conservação.

Zoobotänico passou por reformas internas e reabre ao públicoZoobotänico passou por reformas internas e reabre ao público

As áreas administrativas, o ambulatório dos animais e os alojamentos de pesquisadores foram totalmente renovados. Alguns serviços, ainda, estão sendo providenciados como a reforma dos recintos e o recapeamento da pista.

Parque fica aberto das 8h às 17:30h

O Parque mantém os mesmos horários de funcionamento das 8h às 17:30h e com as taxas no mesmo valor, ou seja, R$ 1,00 para crianças a partir de 7 anos e R$ 2,00 adulto. Crianças menores de sete anos não pagam. Porém, o Parque estará aberto de 5h até às 8h para as caminhadas e corridas sem cobrança de portaria.

É importante destacar, que a reabertura do Parque atenderá a todos os protocolos de segurança de combate e prevenção da COVID-19: checagem rápida de temperatura corporal com termômetro sem toque, uso obrigatório de máscara para visitantes e funcionários e respeito ao distanciamento mínimo.

“Entendemos que neste momento de pandemia o Parque Zoobotânico é um local amplo e aberto, permitindo que as pessoas o frequentem com uma maior tranquilidade, mantendo as exigências de segurança. A instalação da Polícia Militar, com o Batalhão da Polícia Ambiental, garante uma segurança dentro e fora da unidade. Assim, tanto quem visita o Parque, como quem trabalha nele, terá como realizar suas atividades com maior segurança e tranquilidade”, destaca a Secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Sádia Castro.

Passeios e brincadeiras 

A Secretária pontua ainda: “Muitas crianças não retornaram ao ensino presencial e, até mesmo as que retornaram, já estão na proximidade do período de férias, então esses passeios em meio a natureza, a realização de piqueniques e o brincar livre, tornam-se ainda mais importantes”, ressalta a Secretária Sádia Castro.

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos está, ainda, em processo de assinatura do Acordo de Cooperação Técnica com o IBAMA para apoio operacional no funcionamento do Centro de Triagem de Animais Silvestres - CETAS em área contígua ao Zoobotânico, trabalhando no recebimento e reabilitação de animais silvestres derivados de apreensão, fiscalização ou entrega voluntária. 

Também está em andamento o instrumento de Acordo de Cooperação Técnica com a Universidade Federal do Piauí para auxílio nos cuidados com os animais do plantel do Parque.

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail