Páscoa: momento de celebrar a vida

Dentro do cristianismo, diferentes religiões e denominações celebram a Páscoa de maneira diferente. Essa é uma das festividades mais importantes em todo o mundo

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Páscoa Cristã é uma das festividades mais importantes para o cristianismo, pois representa a ressurreição de Jesus Cristo, o filho de Deus.  Dentro do cristianismo, diferentes religiões e denominações celebram a Páscoa de maneira diferente.  

Para os cristãos, a Páscoa simboliza a ressurreição de Cristo três dias após a sua morte na cruz e por isso é considerada um fundamento da fé cristã. Porém, muitos vêem a Páscoa como uma esperança viva dada por Deus aos homens e essa esperança está sempre envolvida por muitos símbolos como a cruz, pão e vinho, e o cordeiro, que pelo sacrifício da cruz venceu a morte, vive e reina para nunca mais morrer.

O vigário geral da Arquidiocese de Teresina, padre Tony Batista, ressaltou que a Páscoa é a festa da liberdade e da libertação, primeiro foi instituída para celebrar a libertação do cativeiro do Egito, em que o povo chega a Terra Prometida e Deus pede que todos os anos se celebre a Páscoa para lembrar o cativeiro e viver a liberdade.

"A Páscoa é a celebração da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo, significa para nós que Cristo não permaneceu crucificado, nem permaneceu no coração da terra na sua sepultura. Ele vive, Ele reina, porque Ele ressuscitou. O gramado não criou raízes na sepultura de Jesus Cristo, Ele está vivo como nunca, então para nós é o ponto alto da nossa fé. Não existe uma festa mais significativa e mais importante do que a Páscoa, porque é a vitória do bem sobre o mal, é a vitória da vida sobre a morte”, esclareceu.

Segundo o sacerdote, a Páscoa também ensina que os fiéis precisam enfrentar a dor, a dificuldade, porque a última palavra é vida. "Agora mesmo nós estamos atravessando essa fase tão triste do coronavírus, todos nós estamos com medo, mas nós sabemos que Jesus Cristo vai na frente e segura o leme do nosso barco, por isso Páscoa não é derrota, é vida e vitória”, acrescentou.

Em meio à pandemia, igreja lembra amor de Deus

Ainda de acordo com Padre Tony Batista a Igreja Católica atravessa o período da Páscoa este ano em meio  pandemia mundial do coronavírus com tristeza, por não poder celebrar a maior festa do calendário cristão ao lado dos mais de 1 bilhão de católicos ao redor do mundo de forma presencial, devido a recomendação de distanciamento social para impedir a disseminação do vírus e consequentemente a suspensão dos eventos com aglomerações como procissões, vias sacras, reuniões e atos religiosos tradicionais da Semana Santa.

"Não é fácil para mim celebrar em uma igreja imensa, completamente vazia, fria e deserta. É muito duro estar longe do povo, não sentir o calor e o abraço da nossa gente. Você imagina para o Papa Francisco ficar sozinho na Praça de São Pedro, mas isso faz parte da nossa caminhada, não existe ressurreição sem efusão de sangue. Nós estamos crucificados com Jesus Cristo, é o preço da cruz, mas nós temos certeza que isso passa, nós vamos abraçar o nosso povo, vamos celebrar a Páscoa porque o Cordeiro está vivo", destacou.

O vigário deixa ainda uma mensagem de esperança, frisando que é preciso passar por esse momento com serenidade. “Precisamos manter a alegria interior, mesmo nas nossas gaiolas devido ao distanciamento social. Vamos manter o equilíbrio, a serenidade e o bom humor, porque tudo passa e só o amor de Deus permanece", pontuou.

Evangélicos lembram sacrifício, morte e ressurreição de Cristo

Pastor Marcos Sergio, da Igreja Filadélfia Internacional, no bairro Piçarra, na zona Sul de Teresina, lembra que a Páscoa é uma festa judaica e começa em Êxodo 12. Para o judeu, a Páscoa tinha três símbolos: o pão sem fermento, que simbolizava a nova mensagem, as ervas amargas,  que simbolizam o sofrimento do povo de Deus saindo do Egito para a Terra Prometida e o cordeiro que apontava para o sacrifício de Cristo.

"Essa festa judaica é uma das mais famosas e importantes do calendário judaico. A palavra Páscoa no hebraico é Pessach  e significa passagem. Já para nós, cristãos evangélicos, a Páscoa significa o sacrifício de Cristo na cruz, sua morte e sua ressurreição. Isso é a Páscoa, ou seja, através do seu sacrifício, da sua morte e da sua ressurreição, Ele nos trouxe uma nova vida, ele nos tirou da escravidão do pecado e nos transportou para liberdade em Cristo Jesus”, declarou.

O pastor frisa ainda que a Igreja Evangélica comemora Jesus sendo o cordeiro porque na Bíblia, o livro de João traz no capítulo 1, versículo 29 diz: "Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!”. "Para nós, cristãos evangélicos, a Páscoa tem símbolos diferentes dos católicos. Para nós, não tem coelho, não tem ovo e nem Semana Santa. A Páscoa fala de passagem, fala de sacrifício, morte e ressurreição de Cristo na cruz em prol da humanidade", pontuou. (W.B.)

Umbanda: período pascal leva a comunhão e reflexão

Para os umbandistas, religião afro-brasileira que sintetiza vários elementos das religiões africanas e cristãs, o tempo pascal assim como para os católicos é celebrada a ressurreição de Jesus Cristo, assim como o renascimento humano, para Deus, com mais consciência e mais respeito. Segundo Pai Bruno de Ogum, sacerdote da tenda espírita de Umbanda São Jorge guerreiro - Cabana Nego Gerson, em Teresina, a Páscoa é um momento de comunhão, de alegria e reflexão do renascimento da fé e crescimento espiritual.

"Nós somos umbandistas, mas também somos cristãos, nós acreditamos em Deus, acreditamos em Cristo como nosso Salvador, então a Páscoa é ressurreição do nosso salvador, é todo ato de sacrifício que ocorreu ser lembrado com gratidão, é a gente ver nosso senhor Jesus Cristo, nosso pai Oxalá ressuscitado, nos trazendo novas esperanças, reforçando a nossa fé e nosso amor para com Deus e o próximo", disse.

Pai Bruno de Ogum ressalta que o Domingo de Páscoa vem para trazer esperança. "Na Umbanda, a Páscoa é esperança, é renascimento, é crescimento, é consciência, é realimentar nossa fé perante ao nosso sagrado hoje, amanhã e sempre", finaliza. (W.B.)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES