Páscoa: viagens e ovos de chocolate sem comprometer o orçamento; confira dicas!

As comidas saborosas da época da Semana Santa uniram-se ao feriado prolongado em 2014

Páscoa e suas delícias | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com um grande feriado se aproximando a oferta de presentes, comidas e chocolates aumentando nesta época, as tentações são enormes para as pessoas que querem aproveitar ao máximo o período.

Contudo é necessário um planejamento maior para não cair nas armadilhas financeiras da época, tendo em vista que o período geralmente não tem aquele 13º terceiro salário para salvar dos apuros.

O educador financeiro e especialista em finanças Antônio Cláudio Silva ofereceu orientações de como aproveitar o período e não levar dívidas para os meses seguintes. ?A palavra-chave para evitar os problemas financeiros futuros é planejamento.

O que normalmente acontece é que as família decidem suas viagens e os gastos com comidas e presentes tudo de última hora. Dessa forma, não existe previamente uma preocupação com as despesas futuras. É comum escutarmos a seguinte expressão ? O futuro a Deus pertence?, disse Cláudio Silva.

Por pedir mais fartura das famílias, o período também pode estimular os que economizam menos a utilizar de artifícios, como empréstimos e cheque especial para garantir uma Páscoa ?mais feliz? para todos.

Contudo, essas atitudes, restritas para emergências, podem colocar em risco qualquer orçamento doméstico e pessoal. O especialista em finanças, Cláudio Silva, ponderou que o cuidado ainda é mais necessário para os assalariados, que têm um futuro financeiro limitado.

Viajantes dão dicas de como fazer bons negócios na Páscoa

A empresária Mayara Moraes costuma aproveitar os feriados prolongados com viagens e muita diversão. Como uma boa turista, ela já tem na ponta do lápis as melhores estratégias para aproveitar os passeios sem, no entanto, entrar em apuros financeiro para o resto do ano.

Para ela, o segredo (que não é mais segredo) é se planejar e pesquisar muito. Com cautela e muita pesquisa ela também garante que é possível fazer um bom negócio mesmo em viagens organizadas de última hora.

"Um tempo atrás tive uma experiência de viajar a Recife e Porto de Galinhas na Semana Santa, e foi uma viagem decidida em cima da hora. Procurei listas de hotéis e pousadas, saí pesquisando, mandando e-mail, ligando até achar a melhor tarifa. Quanto às passagens aéreas, pesquisei nas madrugadas, que são os melhores horários para encontrar promoções".

Mesmo sem conhecer bem a capital de Pernambuco e Porto de Galinhas, ela disse que ainda conseguiu economizar com transporte. "Existem transferes que te levam até Porto de Galinhas, mas perguntando muito, descobri que negociar com o taxista me custou bem menos que o outro transporte convencional, além disso, fiquei em um hotel bem localizado, perto do centro. Quase tudo dava para fazer a pé", explicou.

Ela também recomenda eleger prioridades de gastos e assim economizar em outros itens. "O hotel é o local onde eu menos fico, só vou para dormir, praticamente, por isso busco os mais simples e confortáveis.

Com o dinheiro economizado consigo fazer bons passeios e comer em bons restaurantes". Outra dica de ouro de Mayara para viajar com tranquilidade na Semana Santa deste ano é fugir de locais da moda.

"Pesquisei pela América do Sul, Argentina e Chile, mais precisamente, e estão muito caros. Este ano a minha família vai à praia, mas acredito que a Semana Santa é mesmo uma época para ficar mais junto da família, na tranquilidade, de ir ao interior", reforça como a melhor maneira de economizar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES