Passa bem o paciente que recebeu o rim do produtor Júnior Araújo

As córneas encontram-se no Banco de Olhos

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O paciente A.A.N, 60 anos, que recebeu um dos rins do produtor cultural Júnior Araújo passa bem após o implante realizado na noite desta sexta (1º), no Hospital Getúlio Vargas (HGV). A informação é do cirurgião que coordenou a equipe de transplante, Antônio Reginaldo. O outro rim que seria implantado neste sábado (2) não estava em condições compatíveis para o transplante devido ter sido danificado com o impacto violento no acidente. As córneas, segundo a diretora do HGV, Clara Leal, encontram-se no Banco de Olhos e o implante será realizado em breve.

O vice-coordenador da Organização de Procura de Órgãos e Tecidos (OPO), que funciona no HGV, Gilson Cantuário, disse que os acidentes violentos, além de tirarem a vida das pessoas, a maioria das vezes, danificam os órgãos que poderiam salvar outras vidas. "O impacto foi tão violento que um dos rins, não foi possível o aproveitamento", explica Cantuário. Segundo ele, além dos rins e córneas, o fígado foi enviado para a cidade de Salvador, no estado da Bahia.

A coordenadora de Transplante Renal do HGV, Celina Castelo Branco, explica que o implante do rim foi realizado com sucesso ainda na noite de sexta pela equipe de cirurgia de transplante. Segundo ela, o paciente encontra-se em observação e apresenta evolução positiva, que pode demorar alguns dias para que o órgão doado comece a funcionar normalmente.

O processo de doação do produtor cultural Júnior Araújo teve início na manhã de quinta-feira (30). Depois de vários exames, o procedimento para a extração dos órgãos e córneas foi iniciado às 3h da madrugada de sexta-feira (1º) e encerrou por volta das 7h da manhã.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES