Passageiros de avião migram para empresas de ônibus

A alta no preços das passagens tem contribuído para esta mudança

Guanabara | José Alves Filho
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O cenário é de crise, os preços das passagens aéreas dispararam e o consumidor quer pagar menos. Paralelo a isso, a cobrança por bagagens e até mesmo para a escolha de assentos também tem espantado os clientes das companhias aéreas. A solução tem sido a busca por empresas de ônibus, que não só evoluíram em tecnologia e conforto, como também percebem a migração de clientes do aéreo para o terrestre.

Para a gerente comercial Margarida Leite, ficou caro ir de avião para Fortaleza. “Antes tinha a milha, tinha a promoção. Hoje não tem nada. Ir de ônibus termina sendo a opção, porque a passagem é mais barata, apesar dos riscos da estrada. No avião você tem que ir de mochila porque para despachar mala é um absurdo”, conta.

O preço da gasolina também é um dos fatores que levam ao ônibus. “Para ir para Parnaíba ficou muito caro. Quando vou sozinho prefiro ir de ônibus, porque não gasto tanto com combustível”, conta Manuel Oliveira, professor universitário.

José Alves Filho

As empresas de ônibus têm apostado em conforto e tecnologia para atrair mais clientes. “Essa migração é causada por dois fatores: a elevação do preço das tarifas e a cobrança de outros serviços, como a bagagem e a escolha do assento. Por outro lado, as empresas de ônibus, que são regularizadas e operam linhas interestaduais e intermunicipais, elas têm investido fortemente na renovação da frota, ônibus com dois andares, duas classes de serviços, investindo em wi-fi e sistema de entretenimento streamming. As empresas estão procurando um sistema de conforto”, explica Rodrigo Monte Alverne, diretor de Marketing da Guanabara.

Os clientes acabam percebendo no bolso que é melhor trocar o ar pela terra. “Então ocorre uma migração de clientes em razão do custo-benefício. As tarifas aumentaram muito e a indústria do transporte rodoviário evoluiu muito, proporcionando um serviço de altíssima qualidade para quem quer viajar por terra”, acrescenta Rodrigo Monte Alverne.

Empresa investe em serviço diferenciado

As empresas de ônibus têm impressionado na busca pelo conforto dos clientes. A Guanabara, por exemplo, aposta em poltronas diferenciadas, para satisfazer os seus passageiros. “Nós, Guanabara, por exemplo, estamos investindo em poltronas massageadoras nos ônibus, no serviço leito. Além disso, a conveniência de poder comprar a passagem, seja pelo aplicativo, seja pelo site, nos totens da agência conceito de autoatendimento. Em breve, as passagens poderão ser compradas pelo site ou aplicativo e valerão com um ticket virtual, sem precisar trocar por voucher”, detalha Alverne.

Sobre as poltronas, Paulo Silva, gerente Operacional da Guanabara, diz que a empresa busca se sobressair no mercado. “A poltrona com massageador é algo a mais, um valor agregado, para clientes da classe executiva, que não pagarão nada mais por este conforto. As pessoas com necessidade especial também ganharam atenção redobrada, com uma poltrona que vai até ele”, afirma. 

“O cliente está tendo uma percepção de que as empresas de ônibus estão evoluindo em tecnologia e conforto, além do preço ser bem mais em conta. Em comparativo, as passagens de Teresina para Fortaleza são até 100% mais baratas. Teresina a São Luís, também. E, em muitos casos, em razão das conexões, a viagem de avião se torna mais longa. Para São Luís, vindo de Teresina, tem que ir para Brasília antes”, finaliza o diretor de Marketing da Guanabara.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES