Paulo Guimarães enaltece o 17º Prêmio Piauí de Inclusão Social

Empresário Paulo Guimarães destacou as iniciativas positivas no Estado premiadas no 17º Piauí de Inclusão Social

ery | rtu
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A 17ª edição do Prêmio Piauí de Inclusão Social, conhecido como o "Campeonato do Bem" do Grupo Meio Norte de Comunicação, aconteceu em noite grandiosa no Centro de Convenções de Teresina nesta terça-feira (22). Na ocasião, a sociedade piauiense pôde conhecer as iniciativas positivas que mais brilharam durante o ano de 2021. A noite brilhante contou com a presença do empresário Paulo Guimarães que idealizou e investiu no Prêmio Piauí de Inclusão Social. 

A premiação é responsável por divulgar iniciativas que mudam a realidade de centenas de pessoas, com ações positivas, que estimulam o empreendedorismo, geração de emprego e renda, acesso à  educação e ao mercado de trabalho e inclusão social. 

Os ganhadores de cada categoria foram:  Associação Lar Preciso Viver (Associação), pela primeira vez por meio de empate nas notas três projetos venceram na categoria Ação Individual, são eles: Banda do Vale do Gavião, Clowns in Emergency e Varal solidário; Projeto Abrace Nós (Governamental);  Projeto de responsabilidade ambiental - Hot Sat (Empresa) e Fraternidade, o amor é a resposta (ONG). 

O julgamento das experiências ficou a cargo de uma Comissão Julgadora,  coordenada pela Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), sendo formada por membros e integrantes da Embrapa Meio Norte, Universidade Federal do Piauí (Ufpi), Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI) e Universidade Estadual do Piaui (Uespi).

Confira a cobertura em tempo real do 17° Prêmio Piauí de Inclusão Social

Além de levar o troféu de melhor iniciativa na categoria governamental, o  Programa Abrace Nós: Inclua e Capacite, foi o grande vencedor do Prêmio Piauí de Inclusão Social, que busca reconhecer os projetos que mais contribuíram para a construção de uma sociedade mais próspera e pacífica, com geração de emprego e renda e ou na busca por igualdade social. 

Programa Abrace Nós é o grande vencedor da noite

O  Programa Abrace Nós: Inclua e Capacite, conquistou o troféu na categoria governamental e por ter acumulado o maior número de pontos da comissão julgadora, foi o grande vencedor do Prêmio Piauí de Inclusão Social. O programa que tem como principal objetivo promover a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, foi reconhecido como um  espaço de referência na adesão das pessoas com deficiência em postos de trabalho.

O Abrace Nós, através da articulação entre a rede socioassistencial e intersetorial, realiza ainda palestras e encontros territoriais e no intuito de sensibilizar e promover diálogos sobre inclusão e acessibilidade. Dentre as atividades do programa, destacam-se: a mediação para acesso a cursos e capacitações, o mapeamento e encaminhamento para oportunidades de emprego através de parceiras com empresas e instituições, bem como, acesso a rede socioassistencial, com acompanhamento de intérprete.

Abrace Nós é o grande vencedor do Prêmio de Inclusão Social (Foto: Raíssa Morais)

“Foi uma surpresa muito agradável, hoje nós inauguramos na Semcaspi uma nova sede do 'Abrace Nós' que tem uma missão linda de incluir, capacitar, abraçar essas pessoas com deficiência, pessoas feridas pelo preconceito e lá encontram amor, carinho e acolhimento. Queremos agradecer a todos e ao prefeito Dr. Pessoa por ter criado esse programa. Estou triplamente feliz e emocionado”, afirmou Allan Cavalcante, gestor da Semcaspi.

“Muito obrigada, esse prêmio é para toda a equipe que não pode estar aqui, é o prêmio de todas aquelas pessoas com deficiência, que lá são acolhidas, ouvidas e bem recebidas, lá é a segunda casa dessas pessoas”, disse Janete Caminha, coordenadora do Programa Abrace Nós. 

O Programa Abrace Nós é uma iniciativa da Semcaspi, por meio das gerências de Proteção Social Básica e de Políticas Integradas. 

Categoria empresa - Grupo Hot Sat

O Grupo Hot Sat é uma marca gigante do mercado de eletrônicos e tecnologia nacional com sede no Piauí. Com um case de produtos e serviços com qualidade de ponta, a empresa tem uma grande preocupação: a qualidade de vida das pessoas com relação ao meio ambiente. A criação de um "pulmão verde" em Teresina levou o grupo a receber o Prêmio Piauí de Inclusão Social na categoria empresa.

Proteger e preservar áreas verdes é uma missão do empresário Raimundo Nonato de Albuquerque. Apaixonado por comunicação, tecnologia e boas práticas para manter a natureza em equilíbrio, Raimundo Nonato de Albuquerque, afirma que sempre teve fascinação com o plantio de árvores frutíferas.

Foto: Raíssa Morais

A paixão por preservar as árvores levou o empresário a criar um santuário de árvores em uma região próxima a Teresina. O chamado "pulmão verde" é a certeza de que aquela faixa de floresta, plantada por Raimundo Nonato de Albuquerque, familiares e colaboradores, permanecerá ali por muito tempo. “Primeiramente, quero agradecer a Deus por estar aqui. Além do Grupo Meio Norte, que admiro tanto. Nosso grande governador e nossa grande vice-governadora. Além de cuidar do Grupo Hot Sat, nós nos preocupamos com o meio ambiente. Convido todos a conhecerem o nosso pulmão de Teresina, feito por nós. São mais de duas mil árvores, tem delas que tem 25 metros de altura. Estou muito emocionado”, afirma Raimundo Albuquerque.

Categoria ação individual - premiação tripla

A categoria ação individual foi repleta de fortes emoções no Prêmio Piauí de Inclusão Social. Com o empate de três iniciativas diferentes, a comissão decidiu premiar todas que atingiram a maior nota. 

Banda do Vale do Gavião

A Banda do Vale do Gavião é feita por uma juventude inspiradora. São 20 jovens que usam a música como trampolim para um futuro próspero. Ao som de trompetes, clarinetes e outros metais, a meninada encanta quem passa pela sede da Associação dos Moradores local, que apoia a iniciativa. A Banda foi uma das premiadas na categoria ação individual.

Em uma região marcada pela violência, criminalidade e injustiças sociais, o grupo se reúne em um espaço modesto, resistindo ao calor e às adversidades da vida. Sob liderança dos professores Melque Gabriel e Jocerley Silva, esses meninos e meninas têm tudo para ir longe. “Nós começamos de uma forma simples, com poucos instrumentos. Montamos apostilas e iniciamos. Temos alunos que nos orgulham muito. Agradeço muito a Deus por este momento”, revela Melque.

Categoria ação individual tem premiação tripla (Foto: Raíssa Morais)

A banda começou em 2018. Tanto Melque como Jocerley moravam no bairro Vale do Gavião, zona Leste de Teresina, e decidiram tocar o projeto através do apoio da comunidade. As aulas acontecem aos sábados, normalmente de 8h às 10h e de 14h às 16h.

Varal Solidário

A pandemia trouxe mazelas sociais que o mundo ainda não conseguiu resolver. Mas com um simples gesto de cidadania é possível fazer muito. Adalberto Rodrigues, com apoio da família, criou o projeto Varal Solidário, que tem como objetivo ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social, disponibilizando roupas e alimentos. O projeto também recebeu o troféu da categoria ação individual.

Mais de 500 famílias já foram beneficiadas. A maioria está concentrada no bairro São João, zona Leste de Teresina. A corrente do bem mobiliza amigos, familiares e vizinhos.

Adalberto Rodrigues não para em serviço. Percebendo que não só no São João havia pessoas carentes, ele levou as doações para outras comunidades. A ideia é multiplicar o bem, e incentivar que mais pessoas façam o mesmo e persistam com essa verdadeira corrente do bem.

Clowns in emergency

Quando confrontado com a dor de uma grande perda, Maycon Josan Sousa Costa, 32, decidiu transformar sua tristeza em uma forma de ajudar a tornar a vida melhor para crianças e adultos internados em hospitais. “É com o maior prazer do mundo, uma felicidade muito grande e muito amor no coração. Nosso projeto traz esperanças para os corações. Vamos continuar como a música pode mudar vidas”, revela

Formado em direito e artes cênicas, Maycon criou em Teresina o Clowns in Emergency (Palhaços na Emergência, em uma tradução livre). O projeto usa a música para contribuir com a humanização do atendimento hospitalar e social no Piauí e Maranhão.

Foto: Raíssa Morais

Foi envolvendo a solidariedade e a empatia, valores essenciais nas relações humanas, que ele conquistou ferramentas de amparo para dar alento às pessoas que enfrentam momentos difíceis. Clowns in Emergency completa a trinca de vencedores da categoria ação individual.

Categoria ONG - O Amor é a Resposta

Quem passa pela rua, vê o ar alegre que o espaço tem. Murais coloridos, sorrisos de crianças no pátio e o portão sempre aberto que remete ao acolhimento do local a quem está em situação de rua. Este é um dos objetivos da organização não governamental Fraternidade O Amor é a Resposta, que oferece diferentes atividades para crianças e intervenção comunitária. A iniciativa levou a categoria ONG. 

A Fraternidade o Amor é a Resposta atua com diversas ações na Vila Ferroviária e no Conjunto Murilo Resende, bairro Ilhotas, zona Sul de Teresina. Hoje, 350 crianças de 3 a 14 anos de idade, são assistidas. 

Foto: Raíssa Morais

O projeto fomenta o desenvolvimento das potencialidades, criatividade e a auto aprendizagem das crianças, oferecendo atividades recreativas como judô, skate e balé. O projeto iniciou em 2007 com total apoio dos moradores, além da parceria com o Rotary Clube Piçarra.

“Eu sempre falo que o projeto é voltado para uma atenção integral das crianças e adolescentes. A gente tenta ter uma visão geral de necessidades dessas pessoas que vivem em vulnerabilidade extrema. A gente trabalha na comunidade com um todo em geral Estou muito emocionada e grata por esse momento e sou moradora da Vila Ferroviária e posso dizer o impacto que tem na vida dessas crianças, onde elas podem vislumbrar outras realidades. A minha palavra é gratidão”, diz Crislaine Almeida, assistente social do projeto.

Lar Preciso Viver conquista troféu na categoria Associação

A  Associação Lar Preciso Viver, localizada na Rua Alagoas, 1850,  bairro Pirajá, zona Norte de Teresina, atendendo e apoiando gratuitamente pessoas com diagnóstico de câncer e em situação de vulnerabilidade, conquistou a maior nota e levou o troféu na categoria Associação no Prêmio Piauí de Inclusão Social 2021.

O grupo de voluntários que já costumava realizar atividades como visitas em hospitais, bairros, e associações beneficentes perceberam a dificuldade que as pessoas com câncer enfrentam para terem todas as suas necessidades básicas atendidas, principalmente pós-internação, já que a continuidade do tratamento e dos suplementos necessários é de custo elevado.

Foto: Raíssa Morais

Frente à fragilidade socioeconômica e emocional que a doença provoca no paciente e em toda a família, a casa de apoio oferece acompanhamento com assistentes sociais e psicólogos, os quais acolhem, orientam e identificam as necessidades dos que buscam ajuda. Realiza entregas de cestas básicas, suplementos, medicamentos, providenciam doação de perucas, móveis, dentre outras necessidades.

“Eu vendi minha casa porque era sonho de realizar. Sempre trabalhei com projetos sociais e ajudar essas pessoas que precisam. Deus sempre tocou em meu cortação que tinha que fazer amigas. A gente sabe que hoje quando você recebe um diagnóstico com câncer é muito difícil. Damos todo o apoio. Eu realizei meu sonho de construir o projeto”, disse Antônio Resende, idealizador do projeto.

MENÇÕES HONRONSAS 

Ao longo dos 17 anos de execução, o Prêmio Piauí de Inclusão Social  foi responsável por divulgar uma sociedade que supera obstáculos e avança no caminho de uma construção justa e feliz. Simultaneamente à premiação indicada pelo Júri, a direção do Prêmio decidiu, há 10 anos, incluir uma categoria especial, denominada Menção Honrosa, com a qual o GMNC e o Governo do Piauí contemplam organizações, empresas, pessoas ou instituições que tenham prática permanente de contribuição no desenvolvimento, na elevação econômica e na aplicação da justiça social.

Portanto, além dos prêmios conferidos às cinco categorias fixadas no regulamento, também foram agraciadas, com Menção Honrosa,  Frei Chagas Santos, pároco da Paróquia São Benedito e a empresa Equatorial Piauí,  reconhecidos como executores permanentes de inclusão e de promoção humana no Estado do Piauí.  Através da campanha “Abrace a São Benedito”, lançada em abril de 2019 para a reforma do igreja,  o Frei Chagas Santos, conseguiu arrecadar ao longo dos dois anos,  cerca de R$ 1,4 milhão que viabilizou a reabertura definitiva do templo em 2021 após quatro anos fechado. Patrimônio Cultural Brasileiro, a Igreja São Benedito é considerada um dos principais símbolos da Igreja Católica em Teresina, localizada no coração da cidade.

“Obrigado a todos os piauienses, ao Grupo Meio Norte que em 2019 abraçou conosco essa grande causa que é a reforma da Igreja de São Benedito, esse patrimônio histórico de Teresina com mais de 140 anos. Quando eu cheguei em Teresina vindo de Sobral vim com esse objetivo de ser pároco e assumir a restauração da igreja, quero agradecer a minha fraternidade, ainda não terminamos, ainda falta a pintura, restauração de algumas paredes do lado de fora, dentro está quase toda reformada e nós estamos há dois anos celebrando a eucaristia lá dentro, o meu muito obrigada a todos os piauienses”, afirmou.

Foto: Raíss Morais

Através do programa “Troca com Bônus”, que oferece aos clientes adimplentes com a Equatorial Piauí a chance de trocar equipamentos antigos e considerados “vilões” na conta de energia, garantindo a compra de eletrodomésticos novos com 50% de desconto nas lojas dos varejistas participantes do projeto em Teresina.  Além disso, durante todo ano de 2021, a Equatorial Piauí realizou  o Mutirão de Atendimento ‘’Muito melhor pra você”, em diversos municípios piauienses, realizando a troca de lâmpadas ineficientes por lâmpadas LED, sorteio de novas geladeiras, orientações sobre como realizar o cadastro na Tarifa Social (que pode render até 65% de desconto na fatura de energia) e o cadastro na promoção Energia em dia.

Quem recebeu o prêmio foi o presidente da Equatorial Piauí, Lener Silva Jayme. “Eu queria agradecer ao grupo Meio Norte de Comunicação por essa oportunidade onde nós recebemos uma menção honrosa com prêmios tão valorosos que nos preocupamos. Esse é um programa que vem ao encontro do que pensamos e desenvolvemos, são dois projetos esplendorosos, além das geladeiras são mais de 100 mil lâmpadas antigas tudo gratuitamente para o nosso cliente. E o programa troca mais por bônus, esse é espetacular, onde qualquer consumidor do grupo Equatorial que esteja interessado em trocar seu eletrodoméstico antigo basta entrar no site, se cadastrar e fazer a troca por um equipamento novo com 50% de desconto”, declarou.

Foto: David Carvalho



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES