Pediatra explica sobre a importância da vacina para crianças

De acordo com a pediatra da Clínica Intermed, Talita Araújo, doenças como o Sarampo, Meningite, Coqueluche, Hepatite, entre outras, hoje, estão controladas graças ao elevado índice de imunização.

Pediatra explica sobre a importância da vacina para crianças | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As vacinas são essenciais para blindar o organismo contra doenças que ameaçam a saúde, em todas as idades. Ao introduzir vírus e bactérias modificados no organismo, as vacinas estimulam o sistema imunológico fazendo com que haja uma produção de anticorpos contra esses microrganismos. De acordo com a pediatra da Clínica Intermed, Talita Araújo, doenças como o Sarampo, Meningite, Coqueluche, Hepatite, entre outras, hoje, estão controladas graças ao elevado índice de imunização.

“A conscientização sobre a importância da vacina é um assunto bastante discutido atualmente. Elas atuam na defesa do organismo contra agentes infecciosos, virais ou bacterianos. É importante que pais ou responsáveis levem seus filhos para serem vacinados. Manter o cartão de vacinas em dia é crucial para que mantenhamos doenças altamente contagiosas e bastante comuns no passado – como a Difteria, o Tétano, a Paralisia Infantil, o Sarampo, a Caxumba e a Rubéola – praticamente inexistentes no Brasil”, disse Talita.

O Brasil está entre os países que possuem um serviço de vacinação mais eficiente do mundo. Isso se justifica graças ao alto índice de vacinação no país, que já atingiu mais de 90% das suas crianças. “Porém, atualmente estes índices estão caindo em virtude dos movimentos anti-vacinas. Estes movimentos têm ganhado força devido à autonomia adquirida pela população para a prática não científica da medicina, baseada em fatos não comprovados, via redes sociais ou sites leigos. É preciso que a população tenha consciência da importância e eficácia de uma vacina. A vacinação é essencial durante os primeiros anos de vida. Para proteger a criança de doenças e assim garantir um crescimento saudável”, alertou a pediatra.

Talita Araújo, pediatra da Clínica Intermed

As vacinas disponíveis no Brasil são legalizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e muitas são oferecidas gratuitamente pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) e disponibilizadas no Sistema Único de Saúde (SUS); outras estão disponíveis apenas nas clínicas privadas de vacinação.

As vacinas obrigatórias que devem ser aplicadas nas crianças logo após o nascimento, são ao todo nove tipos, aplicadas em doses e reforços que variam de acordo com a idade. Esse esquema de vacinação deve ser acompanhado pelos profissionais da saúde dos Hospitais ou Unidades Básicas de Saúde.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES