Pediatra questionou morte em troca de mensagens com mãe de Henry

A troca de mensagens entre as duas, que são primas, foi recuperada no celular da professora pela Polícia Civil.

Monique | Reginaldo Pimenta/Agência O Dia
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

20 dias após ter sido procurada por Monique Medeiros da Costa e Silva, que relatava que seu filho, Henry Borel Medeiros, de 4 anos, sentia “medo excessivo de tudo” e, quando via seu namorado, o médico e vereador Jairo Souza Santos Júnior, o Dr. Jairinho, chegava a “vomitar e tremer”, a pediatra do menino contatou novamente a mãe. A profissional queria entender o que levou a morte da criança, que segundo ela, “era tão bem cuidada” e “saudável”.

A troca de mensagens entre as duas, que são primas, foi recuperada no celular da professora pela Polícia Civil. A conversa consta no inquérito que apura o crime de homicídio duplamente qualificado, por emprego de tortura e sem oportunidade de defesa da vítima.

Às 18h59 do dia 10 de março, a pediatra pergunta a Monique sobre o laudo complementar da necropsia feito no corpo de Henry. O documento aponta hemorragia interna e laceração hepática, provocada por ação contundente, além de equimoses, hematomas, edemas e contusões. A professora então explica que o resultado do exame “detalhado” foi, segundo Jairinho, direto para a 16ª DP (Barra da Tijuca) e o casal ainda não teve conhecimento de seu conteúdo.

Pediatra, prima de Monique, questiona morte de Henry - Foto: Reprodução/Epoca

A prima então justifica: “Queria saber pois ele era tão bem cuidado. Eu não consigo imaginar o que pode ter acontecido”, tendo como resposta de Monique: “Estou até agora sem entender por que isso foi acontecer com meu menino”. A conversa aconteceu cerca de 60 horas depois que as médicas do Hospital Barra D’Or atestaram o óbito de Henry. Em depoimento, elas contaram que ele já chegou morto e com as lesões descritas na necropsia. Foi para a unidade de saúde que a criança foi levada pela mãe e pelo padrasto, às 4h09 de 8 de março, alegando que o haviam encontrado caído no chão do quarto, com mãos e pés gelados e olhos revirados.

No dia 16, foi a vez de Monique chamar a pediatra em um aplicativo de conversa no celular. Ela envia um documento por mensagem e em seguida diz: “Prima, me ajuda a entender. Consegui agora. Ele chegou morto prima?” A interlocutora então responde: “Sim. Foi feito de tudo e não voltou em nenhum momento” e pergunta se o advogado do casal já teve acesso ao tal laudo e a qual conclusão ele chegou. A professora então responde que foi “hemorragia mesmo”.

Monique pediu ajuda para prima pediatra para entender laudo - Foto: Reprodução/Epoca

No diálogo, a pediatra pede a prima: “Quando você puder e se puder me manda a foto pois eu gostaria de entender também o que aconteceu já que eu acompanhava ele e sei que era saudável”. A médica atendia Henry desde seu nascimento e, no dia 18 de fevereiro, foi procurada pela professora, que relatara que o menino estava “com medo excessivo de tudo”,  tinha “um medo intenso de perder os avós” e apresentava “um sofrimento significativo e prejuízos importantes nas relações sociais, influenciando no rendimento escolar e na dinâmica familiar”.

Monique foi presa no dia 8 de abril junto com Jairinho, seu namorado - Foto: Reginaldo Pimenta/Agência O Dia



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES