Peixes são encontrados em alagamento na Zona Norte de SP

Os peixes são bagres da espécie Clarias Gariepinus. Para biólogo, peixe deve ser do Rio Tietê, que veio com água da chuva desta segunda-feira (10)

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Três peixes foram encontrados na manhã desta terça-feira (11) por funcionários do Aeroclube de São Paulo, no Campo de Marte, na Zona Norte da cidade.

O temporal que atingiu a capital nesta segunda-feira deixou vários pontos alagados, um deles foi o Campo de Marte. Em um vídeo gravado funcionários (veja acima), é possível ver um peixe nadando no pátio do aeroporto, onde as aeronaves taxiam. De acordo com funcionários, os peixes foram avistados depois que a água começou a baixar na manhã desta terça-feira (12).

De acordo com Gianmarco Silva David, pesquisador científico, do Instituto de Pesca da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo, os peixes são bagres da espécie Clarias Gariepinus.

Para o biólogo Ricardo Cardim, o peixe pode ser do Rio Tietê. “Possivelmente pode ser do Parque Ecológico onde tem muita vegetação e abriga uma vida aquática”.

O Aeroclube doou os peixes para o Instituto de Pesca da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do governo do estado. Eles serão retirados do Aeroclube na noite desta terça-feira e levados para o Aquário do Instituto, no Parque Estadual da Água Branca, na Zona Oeste da capital.

A Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência conta que o bagre é símbolo de terremoto e tsunami. A relação entre o país e o peixe está ligada à mitologia. Segundo a lenda, o Japão está sobre um imenso bagre e sempre o peixe se move, o país treme. 

Chuva

A chuva que atingiu o estado de São Paulo, nesta segunda-feira (10), provocou transtornos aos moradores da capital paulista, que se estenderam até a manhã desta terça-feira (11). Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), São Paulo teve o dia mais chuvoso desde 1995.

A chuva forte também atingiu o interior do estado, que registrou quatro mortes. Em Júlio Mesquita, um carro e um caminhão foram engolidos por uma cratera que se abriu na rodovia Leonor Mendes de Barros (SP-333). O motorista do carro morreu.

Em todo o Estado, até o momento, foram contabilizados 142 desabrigados e 516 desalojados. A Defesa Civil ainda aguarda informações do município de Osasco 

Na Grande São Paulo, a Prefeitura de Osasco decretou estado de calamidade e registrou o maior volume de chuva dos últimos sete anos. Já em Pirapora do Bom Jesus, o nível do Rio Tietê continua elevado e a cidade está em estado de emergência.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, em 24 horas, foram registrados 1.043 pontos de alagamento, 193 desabamentos e 219 quedas de árvores. Ao todo, a corporação atendeu 2.345 ocorrências e recebeu 10.371 ligações.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES