Penitenciária de Picos passa por reforma e aumenta capacidade

Com a reforma a penitenciára passa a ter capacidade para 214 presos

A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) iniciou, neste mês, a reforma e ampliação da Penitenciária Regional José de Deus Barros, localizada no município de Picos. Nessa segunda-feira (27), o secretário Daniel Oliveira e equipe técnica da Sejus acompanharam o andamento da obra.

O investimento total na obra, segundo o setor de Engenharia da Secretaria da Justiça, é de R$ 2,8 milhões. A reforma contemplará a estruturação de pavilhões e celas, incluindo reforço no piso com concreto e nas celas com chapas de ferro; cobertura e parte administrativa.

As instalações hidráulicas serão refeitas, bem como nas partes elétrica (incluindo instalação de gerador de energia) e sanitária; novas grades serão colocadas nas celas; cerca elétrica; instalação de telas na parte superior dos pátios; impermeabilização de passarelas; dentre outras melhorias.


Além da reforma, a Penitenciária Regional de Picos também está sendo ampliada, com a construção de 12 novas celas, aumentando, portanto, o número de vagas na unidade – atualmente, a unidade penal tem capacidade de 144 vagas e, com a reforma, será ampliada para 214.

De acordo com o secretário da Justiça, a reforma está sendo viabilizada por meio do Plano de Modernização do Sistema Prisional, organizado e executado pela Sejus e que contempla a reforma de outras unidades penais e construção de novos presídios.

“Essa obra vai garantir mais segurança para os nossos servidores e na custódia dos detentos, permitindo, também, a plena execução dos projetos de ressocialização. Quando reforçamos a segurança, o processo de ressocialização ocorre de forma mais eficaz e eficiente”, pontua Oliveira.


Melhorias

A juíza da 5ª Vara Criminal de Picos, Nilcimar Carvalho, analisa a reforma e ampliação como fundamental na melhoria da condição de vida da pessoa privada de liberdade dentro do presídio, tendo resultados significativos em termos sociais.

“A prisão é onde essas pessoas estão vivendo e elas precisam conviver em

Reforma da Penitenciária Regional José de Deus Barros, em Picos( Foto: Ascom Sejus)

harmonia. Uma cela superlotada, com presos acima da capacidade, dificulta essa harmonia. A redução do número de presos por cela vai melhorar o relacionamento e o comportamento entre eles”, assinala a magistrada.

Durante a visita à Penitenciária José de Deus Barros, o secretário da Justiça também entregou, solenemente, a nova viatura, modelo furgão cela, destinada à unidade prisional e que será utilizada para realizar o transporte mais seguro de presos e agentes penitenciários.

Fonte: Portal MN