'Perdoa minha família com fome', diz bilhete deixado em depósito furtado

Vasos de barro emborcados, muita terra no chão, caixas abertas e plantas reviradas, essa era a situação da empresa de Petrolina (PE).

'Perdoa minha família com fome', diz bilhete deixado em depósito furtado | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Poucos minutos após o nascer da última quarta-feira (24), Carla* acordou assustada com um telefonema. Era a vizinha da distribuidora de flores em que trabalha, dando um alerta para que ela corresse até o local, pois o ponto comercial amanhecera aberto. Ao chegar, perto das 7h, notou que a porta de ferro tinha sido forçada até arrombar a fechadura. O local estava revirado. 

Vasos de barro emborcados, muita terra no chão, caixas abertas e plantas reviradas, essa era a situação da empresa de Petrolina (PE), a 712 km do Recife. A bagunça sinalizava a procura por objetos de valor. "Quando vi o estrago, chega me assustei", conta a funcionária. 

'Perdoa minha família com fome', diz bilhete deixado em depósito furtado 

Em cima da mesa onde organizava o material administrativo, um bilhete fora deixado na prancheta. Era um pedido de desculpas de quem invadiu o local na madrugada e tentava justificar o ato. Escrito a lápis no verso de documentos da própria empresa, dizia, em duas páginas: "Irmão, me desculpa. Sou só eu para uma família grande. Perdoa minha família com fome", traduz Carla, que chama o recado de "rabisco". Ela demorou a entender o que estava escrito. 

Enquanto a reportagem do TAB estava no local, um cachorro de porte pequeno entrou na loja. A dona que o acompanhava contou que foi o cão quem deu o primeiro sinal de que estava tendo um crime na rua, pois começou a latir durante a madrugada, por volta das 4h. Gisele* afirmou que o irmão foi o primeiro a notar que a invasão tinha acontecido na loja da amiga. 

"Ele saiu umas 5h30 para passear com o cachorro, como todo dia, e viu que o animal entrou na loja porque estava aberta. Estranhou e voltou pra casa pedindo para eu ligar, avisando", contou a vizinha, que foi para a calçada esperar a chegada de Carla, no mesmo canto onde as duas mantêm o hábito de bater papo nos fins de tarde.

Ladrão de rosas 

Aquele era um dos dias da semana em que Carla chega mais cedo no trabalho para resolver pendências, mas o atraso não programado a livrou de um susto. "Ainda bem que não vim. Se tivesse chegado sozinha, teria caído aqui mesmo", disse, aliviada.

Com o mesmo lápis usado na escrita da confissão, ela listou primeiro os bens de maior valor (um notebook, uma impressora e dois estabilizadores). Somaram-se à lista um carrinho de ferro, utilizado para carregar os materiais do depósito, e uma roupa térmica que ela vestia quando precisava entrar na câmara fria, onde se armazenam flores.

Carla achou curioso que ele também tenha levado três pacotes de rosas brancas e um pacote de substrato — terra para plantas. "Deve ser pra dar de presente para esposa", desdenhou. "A pessoa veio roubar um pacote de rosas com fome? Por que não passou de dia e pediu um prato de comida?", questionou. 

'Aqui não tem paz' 

Na frente do ponto comercial, localizado no cruzamento da Rua Pessoa de Melo com a Água Branca, curiosos se amontoavam para olhar como estava a situação da porta e tentar ver o tal bilhete. "Cara de pau", disse um dos que conseguiram ler.

A funcionária é a única da empresa no prédio e ficou a manhã toda no local sem poder sair, pois esperava o técnico para o conserto da porta. Ela é a faz-tudo na distribuidora, de atendimento até a limpeza. O boletim de ocorrência só foi feito no fim da tarde, quando Carla pôde ir à delegacia com a lista e deixar o bilhete do pedido de desculpas.

Carla mora em um condomínio da cidade. Diz que Gercino Coelho, bairro onde trabalha, é perigoso. "Você não tem um pingo de segurança aqui. Tem crimes constantes e sem rastros de nada", relatou, justificando que não quer se identificar por receio de que o criminoso volte.

"Minha loja também já foi roubada", disse Wagner*, que ocupa o ponto comercial ao lado e divide com eles a parede aos fundos da câmara fria. Ele já reforçou a porta do espaço onde comercializa materiais de TV com uma grade e dois cadeados, mas lamenta que isso não tenha impedido os furtos. 

"Aqui tá demais. E dá para saber quem são, é só você descer a rua e chegar perto da avenida, tem um monte de gente lá nas calçadas", acusou, referindo-se às pessoas em situação de rua nas redondezas, principalmente próximo à rodoviária da cidade, a poucos metros dali.

Em nota à reportagem do TAB, a Polícia Civil de Pernambuco informou que está investigando o caso e instaurou um inquérito para identificar e capturar os autores do crime. Sobre a frequência de crimes e a necessidade de intensificar o policiamento, a Polícia Militar de Pernambuco diz que não há registro dessas ocorrências e pede que a população acione a PM no momento dos crimes para que os policiais possam localizar os suspeitos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES