Perícia divulga laudo sobre explosão que destruiu Restaurante Vasto em THE

Os peritos chegaram a conclusão de que a explosão foi provocada por vazamento de gás na rede secundária da cozinha, oriundo ou de defeito ou regulador de gás

vasto | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Polícia Técnico-Científica da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí, através do Instituto de Criminalística, divulgou nesta quinta-feira (9), o laudo pericial feito no Restaurante Vasto, destruído por uma explosão, no dia 21 de dezembro de 2022, na Rua Professor Joca Vieira, Bairro Jóquei Clube, na zona Leste de Teresina.  Um funcionário, vigilante do estabelecimento, ficou ferido na explosão.

Perícia divulga laudo sobre explosão que destruiu Restaurante Vasto em Teresina - Foto: Raíssa Morais/Meio Norte

A requisição da perícia foi solicitada pelo delegado Ademar da Silva Canabrava, titular do 12º Distrito Policial. Os peritos chegaram a conclusão que a hipótese mais provável da causa da explosão sido provocada por vazamento de gás na rede secundária da cozinha do Restaurante Vasto, oriundo ou de defeito ou no regulador de gás ou no equipamento ou por ação direta de acionamento, onde houve saturação da massa de gás no ambiente e a ignição ocorreu, positivamente, por contato com faísca elétrica gerada ao toque de um interruptor de acionamento de exaustor.

Leia Mais

Perícia divulga laudo sobre explosão que destruiu Restaurante Vasto em Teresina

No dia da explosão estava de serviço como vigilante o colaborador Felipe Nabuco de Melo, que relatou em depoimento à Delegacia do 12º Distrito Policial, B.O, que no dia do fato aproximadamente as 3h da manhã, relatou que ouvira um ruído tipo “algo estourando” e logo após um som compatível com um som de vazamento de gás seguido de um cheiro muito forte de gás, após sentir o cheiro o mesmo avisou os vigilantes do restaurante Coco Bambu, Jonas Pereira e Rogério Gualberto, e tentou entrou em contato com o Gerente do restaurante e ao Corpo de Bombeiros, sem conseguir êxito, que após isso se desloca para a área externa do restaurante, esse fato acontece as 3h40min35seg do dia 21 de dezembro de 2022,  a explosão ocorre as 6h30min, isso dá um tempo de quase 3h de vazamento de gás.

Uma outra hipótese apontada no laudo é que 'estava presente no local um animal doméstico de estimação, um gato, que transitava pela cozinha em vários pontos e em horário compatível com o momento em que o vigilante sente o vazamento de gás. O felino que possuía porte e tamanho compatível para um possível acionamento acidental de equipamento ou em outro caso até mesmo retirada de mangueira de acoplamento', diz o documento. 

Analisando as imagens aéreas após a explosão e os vetores de arremesso de destroços do restaurante que apontam para a cozinha, além de um raio de destruição e de destroços que indicam a cozinha como o epicentro da explosão, assim, o local onde o vigilante relata ter ouvido o ruído e sentido o cheiro de gás, seria da cozinha do Restaurante Vasto.

Ainda nos levantamentos, utilizando-se imagens aéreas produzidas por drone constatou-se vários vetores de dissipação de destroços, todos convergindo para o mesmo ponto de origem: a cozinha do Restaurante Vasto. Um dos vetores foi uma parte da Parede da Cozinha, que continha o revestimento cerâmico usado na cozinha. Esse pedaço de parede teve uma projeção de aproximadamente 60,0m em linha reta, cruzando a Rua Joca Vieira e ultrapassando uma barreira edificada (o muro do terreno). 

Todos os vetores foram oriundos do mesmo ponto: a cozinha do Restaurante Vasto, ponto que foi logo identificado como sendo o epicentro da explosão. Localizado o epicentro e juntamente com os dados obtidos pelos levantamentos realizados pelo Peritos do Instituto de Criminalística, de verificação de danos em locais que os proprietários prestaram Boletim de Ocorrência de danos no 12º Distrito Policial de Teresina, pode-se obter um raio de alcance de destruição da onda de impacto de aproximadamente 105,0m desde o epicentro, a cozinha do Restaurante Vasto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES