Período chuvoso contribui para aumento de conjuntivite

Chuvas e umidade facilitam a proliferação de agentes que causam a doença

Casos de conjuntivite aumentam no período chuvoso | div
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Começou o período chuvoso no Piauí e com ele surgem algumas infecções. Uma das mais comuns é a conjuntivite, já que com o aumento da umidade, há uma facilidade na proliferação de agentes causadores da doença. A conjuntivite é caracterizada como um processo inflamatório da conjuntiva. Essa inflamação pode ser causada por diversos agentes, desde a ação de bactérias e vírus, à ação de corpo estranho no olho.

Conjuntivite pode ser alérgica,  química, traumática e  bacteriana,

“Existem vários tipos de conjuntivites, a viral causada por vírus, a alérgica, a química, a traumática, a bacteriana, desenvolvida por bactérias e outras”, elenca o oftalmologista Artur Pereira Filho.

Oftalmologista Artur Pereira Filho 

Os sintomas são vermelhidão nos olhos, muita secreção, sensação de areia nos olhos, inchaço nas pálpebras e outros. A transmissão acontece principalmente pelo contato direto ou indireto, das mãos ou dos olhos com uma superfície contaminada. Desta forma, a melhor maneira de prevenir o contágio é lavando bem as mãos antes e após tocar em superfícies, uso constante de álcool em gel e evitar levar as mãos aos olhos. “Com a pandemia, esses cuidados já estão inseridos no nosso dia a dia e também ajudam a evitar outras doenças, como as conjuntivites”, explica.

O profissional ainda alerta que os sintomas podem ser confundidos com outras doenças. “Por isso, para um diagnóstico correto e um tratamento adequado, os pacientes devem procurar um oftalmologista”, pontua Artur.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES