Período Chuvoso: Defesa Civil faz monitoramento em 12 bairros de THE

A Defesa Civil está à disposição da população de Teresina e pode ser acionada através de ligação gratuita para o número 153.

Período Chuvoso: Defesa Civil faz monitoramento em 12 bairros de THE | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Agentes da Defesa Civil Municipal de Teresina vêm realizando, desde o começo da semana, monitoramento de todas as notificações que foram recebidas por conta das chuvas. De acordo com o levantamento do órgão, desde a última segunda-feira (02), foram feitos atendimentos em 12 bairros nas zonas urbana e rural da capital. Entre eles, foram registrados seis desabamentos, sete remoções e seis famílias que permanecem em áreas de risco.

“Apesar das fortes chuvas, verificamos poucos casos de alagamentos a residências na cidade. A nossa orientação é que as pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade, busquem ajuda inicial de familiares para que possam acomodá-los e acionem a Defesa Civil para fazer avaliação da situação através do número 153”, disse o agente da Defesa Civil, Antônio Linhares.

Eventuais remoções preventivas acontecem após o monitoramento da Defesa e uma avaliação por parte dos técnicos da Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) da região. A assistente social da Gerência de Proteção Básica (GPSB) da Semcaspi, Larissa Rêgo, ressalta que os órgãos da Prefeitura de Teresina vêm tomando as medidas necessárias para atender as famílias que venham a ser desabrigadas pelas chuvas.

“Estivemos em articulação com a Defesa Civil, que já iniciou as atividades de atendimento a essas famílias e, dependendo da situação, já vem encaminhando as informações à SDU de referência, que por sua vez, ao detectar a necessidade, solicitará a inclusão no programa Cidade Solidária”, explicou.

Através da ação, pessoas cujas residências foram acometidas por desabamentos, incêndios e enchentes podem ou indicar uma família para realizar o seu acolhimento, mediante recebimento de bolsa, ou solicitar auxílio-aluguel para locação de uma nova residência segura. Em decorrências das últimas chuvas, já foram encaminhadas inserções de duas famílias para recebimento do benefício.

Os beneficiários do Cidade Solidária também são acompanhados pelos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) dos territórios, que realizam ainda o encaminhamento de cestas básicas, kits acolhimento e kits de limpeza, caso necessário.

A Defesa Civil está à disposição da população de Teresina e pode ser acionada através de ligação gratuita para o número 153.  A população também pode se informar mais a respeito do programa Cidade Solidária entrando em contato com o CRAS mais próximo ou com a GPSB da Semcaspi, por meio do 3131-4729.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES