Periodontite: o que é e como previní-la?

E a principal responsável pela perda de dentes em adultos e inicia-se com o acúmulo de placa bacteriana devido a uma escovação ineficiente.

O uso de fio dental é extremamente importante | reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 90% da população mundial é atingida pela doença periodontal, caracterizada pela gengivite e periodontite. Sendo essa última, a principal responsável pela perda de dentes em adultos e inicia-se com o acúmulo de placa bacteriana devido a uma escovação ineficiente.

"Muitas vezes a gengivite, estágio reversível da doença periodontal, pode evoluir para a periodontite se não tratada. A periodontite é uma doença inflamatória que acomete os tecidos de proteção e sustentação dos dentes devido as toxinas liberadas pelas bactérias presentes na placa, resultado do acúmulo de bactérias e restos alimentares na ausência de uma higienização adequada. Além disso, problemas que afetam o sistema imunológico como diabetes e os hábitos de fumar e consumir bebidas alcoólicas, também podem levar à doença.", explica Dra. Brunna Bastos, cirurgiã-dentista.

Fatores genéticos também podem influenciar, segundo a Academia Americana de Periodontia, cerca de 30% da população pode ser geneticamente susceptível à periodontite. Nesses casos, os indivíduos têm seis vezes mais chance de desenvolverem algum tipo de complicação gengival.

Para esclarecer mais sobre a tema, a especialista esclarece sobre alguns pontos principais. Confira:

Sinais e Sintomas:

É bem comum que a periodontite não apresente grandes sintomas, no entanto existem alguns sinais que devemos nos atentar. "Sangramento e inchaço na gengiva, é um dos primeiros alertas, quando não tratado pode evoluir para o amolecimento dos dentes, típico sinal da doença. Algumas pessoas podem ainda sentir dores ao mastigar, gosto ruim na boca e sensibilidade excessiva", aponta. Aos primeiros sinais da doença o ideal é procurar orientação do seu Dentista, profissional apto a tratar a doença e interromper a sua evolução.

reprodução internet

Prevenção:

Não existe segredo, uma escovação eficiente e adequada, além do uso diário do fio dental é a forma mais eficiente de prevenção para a remoção da placa bacteriana e dos restos alimentares que dão início a doença periodontal. O uso do fio dental, tão negligenciado por algumas pessoas, é extremamente importante, uma vez que promove a limpeza entre os dentes, onde a escova não consegue alcançar.

Tratamento:

"O dentista é o profissional apto a prosseguir com o melhor tratamento, muitas vezes será realizado uma limpeza profunda para eliminar o cálculo dental, popularmente chamado de tártaro, que é quando a placa bacteriana se calcifica e não é mais possível a remoção apenas com a escovação. Podem também ser receitados alguns medicamentos e e bochechos com produtos específicos para o tratamento da doença. Em alguns casos, faz-se necessário a realização de uma pequena cirurgia para remoção cálculo subgengival, região onde não conseguimos visualizar sem este tipo de procedimento. De qualquer maneira, o melhor tratamento sempre é a prevenção, com a realização de uma boa escovação, uso diário do fio dental e consulta regular ao dentista a cada seis meses.", finaliza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES