Permissionários abandonam Centro de Produção na zona Sudeste de Teresina

A estrutura do prédio está completamente danificada e permissionários estão abandonando o local, deixando de produzir renda na região

Centro | Victor Gabriel
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Centro de Produção e Treinamento Vila Coronel Carlos Falcão, localizado no bairro Novo Horizonte, zona Sudeste de Teresina, está em situação de abandono. O prédio está com estrutura completamente danificada, o que inclui instalações elétricas, grades, paredes e teto. Essa situação faz com que os permissionários abandonem os boxes e deixem de produzir renda na região. Atualmente, dos 14 boxes que existem no local, apenas 4 estão em funcionamento.

Segundo Dinaelle Soares, artesã que produz sandálias e atual presidente dos permissionários do Centro, a promessa de uma reforma para o local é antiga. “Já tem mais de dois anos que eles vêm aqui prometendo coisas para a gente.

Já veio até um engenheiro aqui olhar a situação. Mas até agora são só promessas, porque nunca começaram nada e quem se prejudica somos nós”, atesta.

Os permissionários apontam a estrutura ineficaz como um empecilho diário para as práticas comerciais realizadas no local. “Aqui precisa de uma reforma de tudo, geral mesmo. A gente vê a situação das portas todas arrebentadas, e as paredes também. Isso facilita a entrada de pessoas aqui durante a noite, o que dificulta ainda mais o nosso trabalho”, assegura a presidente.

A aparência do Centro de Produção também não é das mais atrativas para os clientes. Isso porque, além da estrutura danificada, o local é muito sujo e cheio de mato no seu entorno, o que demonstra que o abandono apontado pelos permissionários está presente em todos os aspectos do local.

Em termos de serviços como a limpeza e a segurança, a presidente ressalta que todo esse trabalho é feito pelos poucos permissionários que ainda se mantêm trabalhando no Centro de Produção e Treinamento Vila Coronel Carlos Falcão. “A limpeza aqui sou eu mesmo quem faço, e os banheiros nós pagamos uma pessoa para lavar. Quanto à segurança, não temos vigia nem nada. Estamos sozinhos nessa”, ressalta Dinaelle Soares.

Revitalização está em processo licitatório

A reportagem entrou em contato com a Secretaria Municipal de Economia Solidária (SEMEST) para obter mais informações acerca da situação do Centro de Produção e Treinamento Vila Coronel Carlos Falcão. Segundo informações obtidas junto ao órgão, todos os Centros de Produção da zona Sudeste serão inteiramente reformados, e este processo já está em fase de licitação. Porém, a ordem de serviço para o início dos trabalhos ainda não foi assinada, mas o prazo estipulado é de 60 dias.

A SEMEST lembra, ainda, que os Centros de Produção das demais zonas da capital já estão sendo reformados, em uma parceria com as Superintendências de Desenvolvimento Urbano. Foram investidos R$ 420 mil para a revitalização destes espaços, que funcionam como uma excelente opção de renda para os permissionários e de comércio para a população.

Terreno ao lado do Centro de Produção vira depósito de lixo

Outro problema apontado pelos permissionários do Centro de Produção e Treinamento Vila Coronel Carlos Falcão é o terreno existente ao lado do prédio onde trabalham. O local está repleto de lixo, que é jogado pelos próprios moradores durante a noite. Neste período de chuvas, o local se torna um criadouro propício para o mosquito aedes aegypti, vetor da dengue, febre amarela e febre chikungunya.

Enquanto o terreno está abandonado, o bairro Novo Horizonte apresenta poucos espaços de lazer e para a prática esportiva. Segundo Dinaelle, a população já sugeriu à Prefeitura Municipal de Teresina um melhor aproveitamento para o espaço, que poderia ser uma praça ou uma quadra esportiva a serviço dos moradores.

Clique aqui e curta o Meionorte.com no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES