Personal morre de overdose após ingerir o equivalente a 200 xícaras de café

Tom Mansfield calculou de forma errada a quantidade de pó que deveria usar na balança de cozinha.

Personal morre de overdose por cafeína | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um personal trainer britânico morreu depois de tomar o equivalente a 200 xícaras de café de cafeína em pó. Pai de dois filhos, Tom Mansfield calculou mal a quantidade de pó que deveria usar na balança de cozinha.

Leia Mais

Um inquérito judicial em Ruthin, no País de Gales, revelou que o jovem de 29 anos, de Colwyn Bay, passou mal logo depois de tomar a mistura em 5 de janeiro de 2021.

Personal morre de overdose por tomar equivalente a 200 xícaras de café (Foto: Divulgação)O médico legista responsável, John Gittins, chegou à conclusão de que se tratou de uma fatalidade e afirmou que a causa da morte foi a toxicidade da cafeína.

A cafeína é usada por alguns frequentadores de academia — e alguns sites fitness recomendam seu consumo para melhorar o desempenho esportivo em determinadas doses.

No entanto, os especialistas alertam que, ao tomar suplementos em pó, existe o risco de consumir acima da quantidade recomendada.

De acordo com o inquérito judicial, Mansfield começou a apertar o peito e reclamar que seu coração estava batendo rápido depois de consumir o produto. Minutos depois, quando havia se deitado, começou a espumar pela boca. Sua esposa Suzannah pediu ajuda a vizinhos e familiares e chamou uma ambulância.

Os paramédicos tentaram ressuscitá-lo por 45 minutos, mas Mansfield acabou sendo declarado morto no Hospital Glan Clwyd em Bodelwyddan, Denbighshire.

O inquérito apurou que a balança que Mansfield usou para pesar o pó tinha uma faixa de pesagem de 2 a 5.000 gramas, enquanto ele estava tentando pesar uma dose recomendada de 60-300mg.

Foi este erro de cálculo que levou a uma enorme overdose.

De acordo com o inquérito, ele havia comprado um saco de 100g do pó da Blackburn Distributions.

Em comunicado lido na audiência, Ben Blackburn, diretor da empresa, disse que o pó deveria ser pesado com duas casas decimais em miligramas — e a dosagem sugerida era de 60-300mg de pó até duas vezes ao dia.

Ele informou que balanças para pesar quantidades tão pequenas podem ser compradas. A empresa não incluía, no momento da morte de Mansfield, colheres medidoras na embalagem porque nem sempre são precisas, mas Blackburn disse que mudaria isso agora.

Blackburn também informou que melhorou as instruções de uso e aumentou o destaque para potenciais efeitos colaterais.

Uma autópsia mostrou que Mansfield tinha níveis de cafeína de 392mg por litro de sangue.

Os níveis de cafeína normalmente seriam de 2 a 4 miligramas por litro, se alguém tivesse bebido uma xícara de café filtrado.

O legista disse que parecia que Mansfield estava tentando obter "a média da dose recomendada", mas "errou na matemática" e houve "consequências não intencionais" que tiveram um efeito fatal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES