Pescador se surpreende ao fisgar tubarão de 230kg em SP: 'Alegria'

Família de pescadores esperava achar tubarões menores

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um grupo de pescadores de Guarujá, no litoral de São Paulo, foi surpreendido pela captura de um tubarão-martelo de aproximadamente 230 kg em uma rede de pesca na última quinta-feira (22). A captura ocorreu próximo à praia do Perequê e as imagens foram obtidas na noite desta sexta-feira (23).

Luan Henrique Silva dos Santos é um dos pescadores e estava acompanhado da família no momento do encontro com o animal. Em entrevista, ele afirmou que o grupo estranhou o tamanho do tubarão. "Este é o primeiro tubarão martelo que pescamos neste ano. No ano passado, pegamos dois, mas ainda não tínhamos visto nenhum por aqui", explica.

O pescador acredita que a chegada do verão tenha contribuído para a aproximação do tubarão na região. "Geralmente eles vem para cá nessa época para desovar. Pode ter sido isso", diz.

Luan estava com seu pai, o também pescador Paulo Nunes, e dois primos, Rogerio Passos e Aurelio Passos. O jovem pescador afirma que é comum a pesca de tubarões menores na região "A gente saiu na intenção de pegar cação e tubarões menores, mas esse maior acabou aparecendo na rede. Foi uma alegria", finaliza.

O animal foi transportado pela família em uma picape e limpo. Luan afirma que o tubarão tinha cerca de 230 kg e aproximadamente 2,80 m de comprimento. Segundo Marcelo Medina, da Companhia Marítima da Polícia Militar Ambiental (PMA), a pesca do tubarão-martelo não é proibida, mas o assunto já foi discutido entre autoridades ambientais.

Já a prática chamada de 'finning', que ocorre quando o animal é capturado somente para aproveitamento das barbatanas, é proibida de acordo com a Instrução Normativa Interministerial nº 14, de 2012.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES