Pesquisa da UFPI busca produzir bebida sabor café a partir da carnaúba

Com o desenvolvimento da pesquisa, será identificada a viabilidade do consumo humano do pó da amêndoa da carnaúba.

Pó da amêndoa da carnaúba | Divulgação/UFPI
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma pesquisa realizada na Universidade Federal do Piauí (UFPI) busca produzir uma bebida sabor café a partir da amêndoa da carnaúba, palmeira símbolo do estado do Piauí. 

A ideia foi apresentada por um egresso do curso de Nutrição, que, a partir de um hábito familiar levou a proposta para o grupo de Pesquisa Bioprospecção, Biotecnologia e Inovação de Produtos Naturais. 

O projeto “Bebida sabor café obtida da amêndoa da carnaúba (Copernicia prunifera): características físico-químicas, tecnológicas e nutricionais” busca contribuir para o avanço da pesquisa e desenvolvimento dos produtos obtidos por essas matérias-primas de grande potencial econômico, como é o caso da Carnaúba.

Subproduto a partir da torragem da amêndoa | FOTO: UFPI

Máximo aproveitamento

Os estudos se propõem a aproveitar não somente o valor econômico da carnaúba, mas associar essa questão à geração de saúde e qualidade de vida.

De acordo com a professora orientadora do projeto, Stella Arcanjo, apesar de muito explorada, o uso da carnaúba ainda é muito limitado. Atualmente, a utilização consiste na produção da cera e na alimentação animal. Entretanto, os frutos podem ser estimulados para o consumo humano, sobretudo pelos indicativos de alguns estudos que mostram que eles são ricos em minerais e substâncias bioativas. Contudo, o consumo ainda se limita à extração do óleo e a torrefação da amêndoa para extrair o pó, desenvolver mingaus, ou até mesmo substituir o café. Dessa forma, a proposta deve evitar o desperdício e será capaz de gerar novos postos de trabalho.

“O debate acerca das importância e da origem das Plantas Alimentícias Não convencionais (PANCs) vem mostrando sua importância e suas vantagens dentro da alimentação ou na elaboração de um subproduto", afirma a orientadora.

Primeiros resultados

Até o momento, o pó da amêndoa da carnaúba mostrou-se rico em minerais, com valores até maiores que a ingestão diária recomendada. Além disso, possui um elevado teor de acidez e é pouco perecível. Com o desenvolvimento da pesquisa, será identificada a viabilidade do consumo humano deste pó, a partir de análises toxicológicas. Pretende-se ainda desenvolver um sorvete a partir deste pó da carnaúba.

Pesquisadores

O projeto conta com a participação das alunas de Nutrição Ruthe Brito (Picos), Shelda Neres (Teresina) e do mestrando Fhanuel Andrade, sob a orientação da professora Stella Arcanjo.

Com o apoio de um edital do Programa de Bolsas de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), puderam ser desenvolvidas as atividades, que têm previsão de término em junho de 2023.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES