Pesquisa do Ministério da Saúde revela que Teresina tem o 3o- maior índice de consumo abusivo de álcool do país

Pesquisa do Ministério da Saúde revela que Teresina tem o 3o- maior índice de consumo abusivo de álcool do país

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pesquisa do Ministério da Saúde revela que Teresina tem o 3o- maior índice de consumo abusivo de álcool do país e saúde ameaçada por hábitos alimentares com carne gordurosa e poucas frutas e verduras.

No Dia Mundial da Saúde, comemorado ontem, o ministro da Saúde José Gomes Temporão anunciou dados inéditos sobre indicadores de qualidade de vida no Brasil. A pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico, Vigitel 2008, revelou que os brasileiros estão mais atentos com a sua saúde. ?O brasileiro faz mais atividade física, consome menos carne gordurosa, está fumando menos. Ampliou-se o acesso ao diagnóstico da hipertensão arterial. As mulheres que fazem mamografia e exame preventivo do câncer foi ampliado. Por outro lado, persiste o número de brasileiros com excesso de peso, obesos e o consumo de bebida alcoólica, principalmente beber e dirigir, voltou ao padrão anterior da vigência da Lei Seca?, afirma Temporão.

A pesquisa mostra que a população de Teresina tem um perfil com sérios problemas de saúde. Pesquisa do Ministério da Saúde revela que Teresina tem o 3o- maior índice de consumo abusivo de álcool do país e os teresinenses correm riscos porque privilegiam hábitos alimentares pouco saudáveis, privilegiando mais carnes gordurosas do que frutas e hortaliças.

A pesquisa revela que Teresina tem um dos maiores índices consumo abusivo de bebidas alcoólicas, que a população tem tem hábitos alimentares saudáveis porque prefere as carnes e leite com alto teor de gordura e desprezam Entre as capitais, Salvador se destaca com maior percentual de consumo abusivo de álcool entre a população entrevistada (24,9%), seguida de Belém (PA) e Palmas (TO), ambas com 23,7%. O menor percentual foi verificado em Curitiba.

A avaliação por sexo mostra que os homens das capitais do Norte e Nordeste bebem mais. Os maiores percentuais foram os de Belém (37,2%), Macapá (36,4%), Palmas (TO) e Teresina (36,3%). Os menores indicadores do ranking do consumo abusivo de álcool entre o sexo masculino foram detectados em Curitiba (17,8%), São Paulo (18,2%) e Porto Alegre (21,7%).

Em Teresina, o consumo abusivo de bebidas alcoólicas é praticado por 21,4% da população; os homens respondem por 36,3% e as mulheres 9,2%.

Os maiores percentuais de consumo abusivo de álcool para as mulheres foram encontrados em Salvador (15,9%), Rio de Janeiro (13,8%) e Belo Horizonte (12,5%) e os menores em Curitiba (4,6%), Fortaleza (5,5%) e Macapá (5,7%).

Em relação ao consumo de álcool e direção, houve uma queda deste hábito. Em 2008, 1,5% das pessoas afirmaram que bebiam abusivamente e depois dirigiam. Em 2007, essa proporção era de 2%. De acordo com o Ministério da Saúde, em 2007, os acidentes de trânsito tiraram a vida de 36.465 pessoas.

A pesquisa também mostra que é comum entre os brasileiros o hábito de dirigir após beber. ?A luz amarela acendeu. É uma questão que se enfrenta com fiscalização e com a construção de um novo padrão de consciência da população?, comenta o ministro da Saúde. Por isso, o Ministério da Saúde e o Ministério das Cidades lançam hoje , campanha de prevenção a acidentes voltada tanto para aqueles que dirigem alcoolizados quanto para os caminhoneiros que consomem anfetaminas durante a longa jornada de trabalho.

O Vigitel 2008 foi realizado por amostragem com 54 mil pessoas residentes nas capitais e no Distrito Federal. É o terceiro ano consecutivo que o Ministério realiza o levantamento. O questionário inclui perguntas sobre hábitos alimentares, atividade física, auto-avaliação do estado de saúde, tabagismo, consumo de álcool, prevenção de câncer, excesso de peso e obesidade.

Com os resultados do estudo, o Ministério da Saúde registra informações para subsidiar o monitoramento dos fatores de risco e proteção para as doenças crônicas não transmissíveis (câncer, infarto, derrame, etc) e contribuir para o planejamento de ações que reduzam a ocorrência dessas enfermidades.

Para o estudo, foi considerado abusivo o consumo de mais de quatro doses de álcool para as mulheres e mais de cinco para homens, em mesma ocasião, evento ou festa, nos últimos 30 dias. A avaliação considera como dose de bebida uma lata de cerveja, uma taça de vinho uma ou uma dose de destilados como uísque ou vodka.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES