Pesquisadores auxiliam na confecção de Face Sheilds no Piauí

Protetores Faciais de Tela têm objetivo de reduzir o impacto da crise de saúde pública

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Organização Mundial da Saúde (OMS) está preocupada e alerta em relação a falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os profissionais de saúde que estão na linha de frente em combate ao coronavírus. Além de proteger as equipes, os EPIs também asseguram a saúde do paciente, evitando que um médico contaminado e assintomático os contagie.

A Associação Médica do Brasil (AMB) também vem alertando sobre os riscos da não utilizar os EPIs para quem lida com pacientes suspeitos ou diagnosticados com COVID-19. “Felizmente a OMS se manifestou de maneira assertiva, em público, sobre a importância dos equipamentos de proteção. Precisamos ter segurança para estes profissionais que são fundamentais para salvarmos a vida dos pacientes”, alerta Diogo Sampaio, vice-presidente da AMB.

Pensando nesta importante demanda, pesquisadores da Universidade Federal do Piauí e colaboradores de outras instituições deram o ponta pé inicial no projeto de confecção de Face Shields por meio da impressão 3D.

Suportes para Face Shield confeccionados em impressora 3D

O objetivo principal do projeto é reduzir o impacto da crise de saúde pública gerada pela pandemia por meio da doação de EPIs. A fabricação de EPIs está regulamentada, de forma extraordinária e temporária, pela Resolução RDC Nº 356, publicada neste dia 23 de março de 2020 no Diário Oficial da União. Neste primeiro momento, nosso grupo está produzindo Protetores Faciais de Tela (Face Shield). Esses EPIs estão sendo fabricados através da montagem de três partes: Um visor frontal, um suporte de plástico produzido por meio de impressão 3D e um elástico para fixação.

Face Sheilds montadas


Até o momento, o projeto conta com 7 impressoras 3D e com a participação dos seguintes colaboradores:

  • Alexandre de Castro Maciel (Docente do Departamento de Física)
  • Conceição de Maria Vaz Elias (Colaboradora de Pesquisa do Laboratório de Materiais Bioinspirados UFPI)
  • Francisco Eroni Paz dos Santos (Docente do Departamento de Física)
  • Heurison de Sousa e Silva (Docente do Departamento de Física)
  • Maria Leticia Vega (Docente do Departamento de Física)
  • Claudia Minervina Souza Cunha (Coordenadora do PPG Arqueologia)
  • Ana Lícia Barbosa Serra Silva (Discente de Enfermagem do Centro Universitário - UniNovafapi)
  • Tiago Tomé (Prof. Colaborador do PPG Arqueologia)
  • Grégoire van Havre (Docente do Departamento de Arqueologia / Museu de Arqueologia e Paleontologia)
  • Daniel Fortier (Docente do Curso de Ciências Biológicas, Floriano)
  • João Alberto Santos Porto (Doutorando do PPGCM/UFPI)
  • Tatianny Soares Alves (Docente do Curso Eng. De Materiais e Coordenadora do Laboratório de Polímeros e Materiais Conjugados-LAPCON)
  • Renata Barbosa (Docente do Curso Eng. De Materiais e Coordenadora do Laboratório de Polímeros e Materiais Conjugados-LAPCON)
  • Allef Gabriel Da Silva Fortes (Discente da UFPI e membro da Liga Acadêmica do Curso de Engenharia de Materiais-GDMAT)
  • Renato De Sousa Nascimento Junior (Discente da UFPI e membro da Liga Acadêmica do Curso de Engenharia de Materiais-GDMAT)
  • Iago Rodrigues de Abreu (Discente da UFPI e membro da Liga Acadêmica do Curso de Engenharia de Materiais-GDMAT)

Tec. em Enfermagem usando Face Shields

Outras pessoas têm colaborado coma disponibilização de impressoras e doação de matéria-prima: o grupo Ramon Melo da clockwork 3D print, Hernandes Erick da Dot.0 hardware design, Joselé Elias Martins do Instituto Interage, o Médico Ary Pires, o voluntário Luiz Felipe Vieira, Jonathan Ferreira Torres da Teresina3D, a terapeuta ocupacional Klycia Machado, João Marcos Vilar da Ouriços 3D, ProfessoraLaís Felix do IFPI, Airton Augusto Costa, Gildário Dias Lima da Trone a Piauino. Todo esse grupo se intitula Cajuína 3 D Makers, que é um grupo de makers de impressão 3D com o objetivo de ajudar aos profissionais de saúde do estado do Piauí neste momento delicado de pandemia.

O grupo, através de doações e colaboração, já conseguiu material para produçãode  protetores faciais que foram doados à hospitais, UPA´s e UBS: HGV, Maternidade Dona Evangelina Rosa, Hospital Geral do Buenos Aires, MDER, Hospital Regional de PICOS, HU – PI, Hospital da primavera, HUT, Hospital Universitário UFPI, HGV, UBS Novo Horizonte, Hospital Estadual Dirceu Arcoverde- Parnaíba, Secretaria de Municipal de Saúde de Altos, UBS em Floriano, Altos e Caxias



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES