Pesquisadores brasileiros criam vacina contra vício em cocaína

Os anticorpos não deixam que a droga chegue até o cérebro.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

 Nesta segunda-feira (05), pesquisadores brasileiros anunciaram que estão há mais de dois anos desenvolvendo uma vacina que vai eliminar a dependência da cocaína para os usuários. O projeto está em fase de teste com animais.

“Desenvolvemos uma molécula que estimula a produção de anticorpos contra a cocaína no sistema imunológico”, declarou o professor Angelo de Fátima, do departamento de Química Orgânica da Universidade Federal de Minas Gerais, um dos responsáveis pela pesquisa.

De acordo com ele, os anticorpos capturam a cocaína não deixando que ela chegue até o cérebro, reduzindo assim, os efeitos da droga, fazendo com que o usuário perca o interesse na mesma”, afirmou ele.

O pesquisador lembrou que nos Estados Unidos existem pesquisas nesse mesmo sentido, mas com moléculas diferentes. "Nossa molécula é distinta da americana. A nossa carece da parte proteica", declarou, sem revelar o nome da substância utilizada, pois esta "ainda não foi patenteada".

Segundo o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), o consumo de cocaína no Brasil é quatro vezes maior que a média mundial. Diante disso, a vacina é uma estratégia promissora para o tratamento do vício.

A princípio, a vacina só será usada por pacientes altamente motivados a parar de tomar drogas, para a prevenção do abuso de cocaína por crianças e adolescentes, ou na luta contra o crack, diz Fátima.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES