Pesquisadores da Ceará produzem medicamento de combate ao câncer

Pesquisa desenvolvida na Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz que dentificou alta concentração do anticorpo monoclonal anti-VEGF produzido em plataforma animal

Pesquisadores do Ceará produzem remédio para câncer | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pesquisa desenvolvida na Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, identificou alta concentração do anticorpo monoclonal anti-VEGF produzido em plataforma animal, especificamente no leite de caprinos geneticamente modificados e desenvolvidos na própria Universidade. O estudo é coordenado pelos pesquisadores do Núcleo de Biologia Experimental (Nubex), Kaio Tavares, Leonardo Tondello e Saul Gaudêncio. Tondello destaca que uma cabra transgênica produz diariamente anti-VEGF suficiente para o tratamento de até 60 pacientes de câncer. O pesquisador aponta que, no Brasil, um frasco contendo 400 mg do biofármaco custa até R$ 7 mil. Os caprinos estão produzindo em média 3,8 gramas do anticorpo por litro de leite, o que corresponde a 9,5 frascos / litro de leite. Dessa forma, a produção do medicamento surge como uma nova alternativa para o tratamento da doença, já que a vaibilização do medicamento no leite caprino é consideravelmente mais barata em comparação a outras plataformas de produção.

Pesquisadores da Unifor-Foto: Divulgação

Impacto

Com mais de 200 milhões de habitantes, o Brasil possui o sétimo maior mercado farmacêutico do mundo, segundo levantamento feito em 2018 pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF). Ainda assim, o país é altamente dependente da importação de insumos e tecnologia no setor. Ao todo, mais de 90% dos medicamentos acabados e princípios ativos são trazidos de fora. O anticorpo anti-VEGF, por exemplo, utilizado para o tratamento de diversos tipos de câncer (pulmão, ovários e cólon), é totalmente importado.

Prevenção

Cerca de 463 milhões de adultos vivem com diabetes no mundo, e o Brasil é o quinto país com o maior número de pessoas com a doença. Conhecido por ser silencioso, o diabetes é uma doença metabólica que tem como principal característica o excesso de glicose no sangue. Esse açúcar acumulado aumenta o risco de problemas cardíacos, sexuais e renais. É preciso cuidado e tratamento. No mês de prevenção do diabetes, uma palestra virtual será feita com o intuito de alertar a população sobre os riscos da doença. O evento gratuito, às 19h de hoje, será transmitido no YouTube do Emílio Ribas.

Investimento

O Banco do Nordeste (BNB) realiza hoje uma live para apresentar oportunidades abertas pelo Fundo Anjo, estruturado pelo BNDES e gerido pela Domo Invest, com foco para startups, micros e pequenas empresas de perfil inovador e alto potencial de crescimento. A instituição atua no desenvolvimento da região Nordeste auxiliando também nos pequenos negócios. O banco tem um papel social de distribuição de renda na região. O evento vai ser transmitido no canal do BNB no YouTube, às 15h.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES