Pesquisadores da Uespi desenvolvem membrana para cicatrizar feridas

O trabalho tem como foco a cicatrização de feridas causadas pela Leishmaniose Cutânea. A membrana, um biomaterial de baixo custo, pode ser de grande ajuda como agente antimicrobiano.

Membrada criada em pesquisa no campus de São Raimundo Nonato da Uespi | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma membrana capaz de cicatrizar feridas foi desenvolvida no Piauí, por alunos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Piauí (Uespi). O biomaterial é formado de Quitosana (produzida a partir da quitina encontrada em crustáceos), colágeno e 2,3-dihydrobenzofuran (substância extraída da própolis), uma fórmula que apresenta baixo custo.

A membrana começou a ser formulada em 2018, durante o doutorado da professora Solranny Cavalcante, docente do curso de Ciências Biológicas no campus Campus Prof. Ariston Dias Lima, em São Raimundo Nonato. A proposta é contemplada pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e tem o objetivo de avaliar a atividade antimicrobiana e assim comprovar a ação cicatrizante da fórmula.

Membrana que ajuda na cicatrização de feridas está na fase de testes | FOTO: Divulgação

“Esse é um projeto muito promissor, pois a membrana pode ser de grande ajuda como agente antimicrobiano e também na cicatrização de feridas, além de ser um biomaterial de baixo custo”, destacou Isabela Viana, bolsista do projeto e acadêmica do 7º período de Biologia.

O trabalho tem como foco a cicatrização de feridas causadas pela Leishmaniose Cutânea. Segundo a docente que executa a pesquisa, professora Solranny, a lesão causada pela doença é de difícil recuperação. “Hoje, o tratamento que está disponível para a cicatrização dessas feridas é bastante agressivo. A partir dessa membrana, o tratamento poderá ser mais rápido, prático e mais barato”, explicou.

Mais testes para comprovar eficácia

Foram realizados testes com a membrana, In Vitro (em células queratinosas) e In Vivo (em microcrustáceos), a fim de descobrir sua toxidade. Os resultados comprovaram que a substância não é tóxica e que ela é biocompatível com os organismos testados; além disso, verificaram que ela auxilia para que não ocorra infecções secundárias.

Para a obtenção de mais resultados, a professora Solranny pontua que é necessário realizar etapas de testes em camundongos e ratos, para que mais comprovações de eficácia possam ser confirmadas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES