Pesquisadores do Piauí usam biotecnologia na criação de medicamento

A técnica é responsável pela criação de medicamentos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Biotecnologia é uma das áreas que mais crescem no mundo. A técnica é responsável pela criação de medicamentos eficazes no combate de doenças. Por isso, a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) através da orientação do professor Francisco das Chagas Alves Lima, doutor em Química, agrega valores biotecnológicos a doutorandos do Estado do Piauí. Assim, contribuem para melhorar a saúde da população.

Um dos fatores de ascensão da Biotecnologia está na característica do uso de organismos vivos para a produção de bens e serviços, além de melhoramento genético e criação de novos produtos, que podem ser medicamentos, ingredientes para alimentos industriais, e plantas. Normalmente a técnica está envolvida nas áreas da Química, Biologia, Física e outros.

“A biotecnologia tem a capacidade de extrair algo natural de forma a aplicar em alguma doença. Hoje, se sabe que o Coco Babaçu tem várias substâncias com potenciais diferentes. Por isso, retiramos aquela substância para ter uma aplicação biotecnológica”, explica o professor orientador Francisco das Chagas.

Contando com um grupo de pesquisa na área da tecnologia citada, o professor Francisco das Chagas realiza orientações relacionadas às potencialidades naturais, ou seja, são identificadas quais plantas possuem potenciais medicinais. Dessa forma, é verificado o estado das plantas, além de identificar quais substâncias podem ser aplicadas em algumas doenças.

Com isso, as pesquisas geram demandas econômicas, sociais e biotecnológicas a sociedade. O primeiro fator, econômico, pode agregar valor a uma determinada região que contém uma planta que é cultivada.

“A comunidade será beneficiada caso seja descoberto um potencial farmacológico encontrada na substância da planta, pois para poder usá-la é necessária uma permissão da comunidade. Também podem ser instaladas indústrias farmacêuticas e o recurso será diretamente para aquela região”, afirma o professor.

O segundo, no que diz respeito ao valor social, está relacionado às patentes, ou seja, direitos exclusivos que garantem ao dono (titular) a segurança de explorar comercialmente a sua criação. “A patente pode gerar algo que será encontrado futuramente por alguma empresa. As faculdades e universidades, que são as detentoras, terão um valor mais significativo. A própria comunidade será beneficiada, pois ela vai receber um produto que é natural, regional e será aplicado diretamente”, destaca.

Dessa forma, o grupo de pesquisa já garante resultados satisfatórios, dentre eles a publicação de trabalhos. Além de levar soluções para combater a “doença de Chagas”, a “barriga d’água” e aplicações para doenças relacionadas ao sistema nervoso do corpo humano.

Pesquisa busca medicamentos contra a Doença de Chagas

A tripanossomíase americana, popularmente conhecida como “Doença de Chagas”, é tema da pesquisa “Planejamento Racional, Modificação Estrutural de Alcaloide com Aplicação Biotecnológica contra Doença de Chagas” realizada pela doutoranda e enfermeira Nayra Costa e Silva e com orientação do professor Francisco das Chagas. A doença é preocupante uma vez que inclui o alargamento dos ventrículos do coração (câmara inferior) levando a insuficiência cardíaca do indivíduo.

Segundo a doutoranda, após a realização de estudos no Jaborandi (espécie de planta) foi constatado que ela possui um alcaloide com uma atividade contra a doença de Chagas, sendo assim caracterizado na área da biotecnologia.

“Nosso trabalho é aprimorar o alcaloide para ver se ele tem uma aplicação contra a doença. Dessa forma, queremos proporcionar um novo medicamento para essas doenças que prejudicam tanto a população”, afirma.

O jaborandi é uma planta nativa no Piauí. Como a maioria das plantas, o Jaborandi possui um Alcaloide, ou seja, são substâncias que contém oxigênio na fórmula, por isso são antioxidantes e ajudam o retardo do envelhecimento, além de prevenir doenças e outros.

Com isso, a pesquisa beneficia o caráter de formação da doutoranda. “A Biotecnologia é uma nova área que estou adentrando. Estou gostando muito, pois está me proporcionando um novo olhar para algo mais evidente, real e que contribui para saúde da população”, diz.

Bioinformática na criação de remédios eficazes

A esquistossomose, também chamada de barriga d’água, é estudada através dos princípios da biotecnologia. A pesquisa “Estudo de Caneadores de Elétrons do Alcaloide epiisopiloturina através da Química Computacional”, realizada pelo doutorando e biólogo Jefferson Almeida Rocha, busca incentivar novas pesquisas que ajudem diretamente a sociedade em geral.

O doutorando Jefferson também utilizou do jaborandi para extrair o alcaloide epiisopiloturina, pois através das pesquisas, ele demonstra eficácia na atividade de combate a “Barriga d’ Água”. “Devido aos estudos e desenvolvimento de novas drogas contra a doença, vimos que algumas ainda tem muita resistência, então buscamos por novos medicamentos”, explica.

Segundo o doutorando, os estudos trabalham com a bioinformática (Colaboração entre as técnicas da informática e estudos da biologia) para tentar melhorar a estrutura do alcaloide através da Química Computacional. “Queremos ter uma molécula com melhor efeito e mais eficaz contra a doença, além de diminuir os efeitos colaterais”, afirma.

Além disso, a pesquisa contribui para a aprendizagem pessoal do pesquisador. “Engrandece-me muito aprender como sintetizar, buscar novas moléculas, pois a bioinformática é algo muito novo para mim. Também sou professor e na universidade onde leciono já estou implantando a linha de pesquisa para meus alunos que estão começando a estudar outras moléculas para outras doenças”, lembra.

Estudo visa formulação de remédios para ansiedade

As doenças do Sistema Nervoso Central recebem destaque através da pesquisa “Bioprospecção de Atividades Farmacológicas Centrais e Avaliação Toxicológico não Clínica de Derivado Semissintético das Riparinas naturais” realizada pelo doutorando e farmacêutico Everton Araújo. O estudo tem como foco a formulação de remédios para ansiedade e epilepsia.

De acordo com o doutorando, a pesquisa utiliza da sinterização (tornar mais denso) de um derivado de uma molécula natural (Riparinas). Em seguida a substância será testada em modelos de Química Computacional. “Se os resultados forem bons, como já estão prometendo que serão, vamos testar a substância em modelos animais para validar a presença da atividade farmacológica no sistema nervoso central”, afirma.

A substância servirá como protótipo para a síntese de um novo remédio utilizado pela população no combate de doenças do sistema nervoso central44. “Quem sabe futuramente esteja disponibilizado nas farmácias”, destaca.

No entanto, a pesquisa já beneficia a formação pessoal do pesquisador. “Sou farmacêutico e professor do curso de Farmácia, então a pesquisa tem relação direta para minha formação e atuação acadêmica, pois contribui para aprimorar o meu conhecimento no que diz respeito a farmacologia do princípio ativo”, finaliza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES