Pesquisas da Embrapa Meio-Norte trazem resultados para o dia a dia

Muitos dos produtos, serviços e tecnologias utilizados pelas pessoas são produzidos após pesquisas realizadas pela Embrapa-Meio Norte

Pesquisador José Almeida Pereira avalia os grãos de arroz vermelho em experimento na Embrapa Meio-Norte | Divulgação Embrapa Meio-Norte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Eugênia Ribeiro

Colaboração para o Jornal Meio Norte

Tornar os resultados das pesquisas científicas mais fáceis para a compreensão daqueles que não atuam diretamente no universo da ciência é tarefa que requer o uso de inúmeros recursos, com destaque para a linguagem simples e objetiva, vídeos e fotografias.

No caso da pesquisa agropecuária, existe uma variedade de temas gigantesca, relacionada à produção animal, vegetal, recursos naturais e seus subtemas. Essas pesquisas têm como resultados serviços, tecnologias e produtos que estão no dia a dia do cidadão, principalmente, nos alimentos e bebidas que consumimos, nas roupas que nos vestem, móveis que decoram nossas casas e uma infinidade de outros produtos.

A Embrapa Meio-Norte, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária responsável por ações de pesquisa e transferência de tecnologia nos estados do Piauí e Maranhão, desenvolve pesquisas com feijão-caupi (feijão-de-corda, feijão-macassar), apicultura e meliponicultura, avicultura (galinha caipira), bovinocultura e sistemas integrados como o Integração Lavoura, Pecuária, Floresta (ILPF) e o Sisteminha, entre outros. 

Para promover e divulgar os produtos e tecnologias resultantes das pesquisas, a fotografia tem sido uma aliada e tanto.  É muito mais fácil escolher o feijão que se quer ter no prato olhando uma foto de um belo prato preparado, do que olhar para o feijão na vagem, por exemplo.

Na busca pela melhor imagem para tornar os resultados das pesquisas mais interessantes para o consumidor, para aproximar a ciência da população, para divulgar uma nova tecnologia ao setor produtivo ou mesmo para mostrar como são desenvolvidas as pesquisas nos campos e laboratórios, a fotografia, seja com o celular ou com a câmera, está sempre presente.

Uma fotografia de um prato elaborado com uma variedade de feijão com um grão maior ou mais verde, os detalhes de uma abelha e de uma colmeia, tudo isso objetiva aguçar o paladar, o olhar e a curiosidade de quem tem contato com imagens cuidadosamente produzidas com a finalidade de tornar a ciência cada vez mais próxima das pessoas, como ela de fato já é, pois está no nosso dia a dia, do momento em que acordamos até a hora de dormir.

Feijão-caupi

O feijão-caupi (feijão-de-corda), forma junto com o arroz, a base da alimentação do brasileiro, especialmente nas regiões Norte e Nordeste. As pesquisas com esse feijão possibilitaram o desenvolvimento de plantas mais altas que podem ser colhidas mecanicamente, facilitando a produção em grande escala para exportação.

Estamos acostumados a provar o feijão-caupi (feijão-de-corda) cozido, no baião-de-dois ou em outros pratos regionais. Nessa foto, o feijão foi utilizado para a elaboração de uma quiche, para demonstrar as mais diversas formas de utilização do feijão-caupi na culinária, inclusive em pratos mais sofisticados.

Galinha e galo caipira

No Piauí é comum encontrar nos quintais, especialmente no interior do estado, um aviário com galinha caipira. A Embrapa Meio-Norte realiza pesquisas com essas aves tão tradicionais na nossa região e orienta criadores a como construir galinheiros e tomar os cuidados necessários para manter as galinhas saudáveis e produtivas. Na imagem um belo exemplar de um galo caipira no aviário da Embrapa Meio-Norte, em Teresina.

Palma forrageira

A palma forrageira é um importante alimento para os rebanhos da região Nordeste. Os animais se alimentam com a palma especialmente nos períodos de estiagem, quando falta capim no campo. É um alimento rico em nutrientes e que em alguns países é também fonte de alimentação para humanos. Na imagem, uma palma em flor, em quintais produtivos no semiárido piauiense.

Abelha e mel

A abelha-sem-ferrão tiúba é uma das espécies mais conhecidas na nossa região. Seu mel é famoso pelas propriedades medicinais. A Embrapa Meio-Norte desenvolve pesquisas com abelhas-sem-ferrão e dispõe de um meliponário na sede da Unidade, em Teresina, onde estuda os hábitos de diversas espécies dessas abelhas para melhor conservá-las e ampliar a sua criação e utilização de seus produtos.

Arroz vermelho

O arroz vermelho chegou ao Brasil junto com os portugueses. É mais plantado e consumido nos estados da Paraíba e Rio Grande do Norte, onde faz parte dos principais pratos da culinária regional. Visando evitar a sua extinção e estimular o seu consumo, são desenvolvidas pesquisas para geração de novas cultivares mais produtivas e ricas em nutrientes, dentre elas as cultivares BRS 901 e BRS 902, desenvolvidas pela Embrapa Meio-Norte e Arroz e Feijão, em 2018.

Sorgo

O sorgo é um grão utilizado, principalmente, na alimentação animal. A Embrapa dispõe de pesquisas com esse vegetal. Essa imagem é de um plantio de sorgo em São Raimundo das Mangabeiras (MA), onde o sorgo é utilizado como uma das culturas do Sistema de Integração Lavoura, Pecuária, Floresta, uma tecnologia que utiliza a rotação de culturas para produzir mais em uma mesma área, evitando o desmatamento de terras e promovendo diversas vantagens ao produtor e ao meio ambiente.

Girassol

O girassol é uma das flores mais belas e encantadoras. Da sua semente é extraído o óleo utilizado na alimentação e na indústria de medicamentos e cosméticos. A Embrapa realiza pesquisas com o girassol e já desenvolveu diversas variedades ao longo dos anos. Para testar a produtividade, são instalados experimentos em diversas partes do país, incluindo Teresina e Balsas, no Maranhão, como nessa imagem.

FOTO: Eugênia Ribeiro

Estudo sobre as abelhas

A apicultura é uma das principais atividades econômicas do estado do Piauí. Ao longo de mais de 40 anos, a Embrapa Meio-Norte desenvolve pesquisa com as abelhas Apis (abelhas-com-ferrão). Nesta imagem, pesquisadores retiram quadro com abelhas no apiário localizado na Embrapa Meio-Norte, em Teresina. Para fotografar essas abelhas, é necessário utilizar a vestimenta adequada para evitar picadas.

Pesquisas

Nem só de belas imagens de flores e alimentos é feita a pesquisa agropecuária. As doenças de plantas e animais também precisam ser registradas e apresentadas em treinamentos e publicações para orientações aos produtores, como essa imagem de frutos de caju infectados pelo oídio, uma séria doença que tem causado grandes prejuízos aos produtores de caju do semiárido piauiense.

Nessa imagem, o pesquisador José Almeida Pereira avalia os grãos de arroz vermelho em experimento na Embrapa Meio-Norte. Essa análise é importante no processo de desenvolvimento de cultivares de arroz.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES