Pessoa mais velha do mundo morre aos 119 anos no Japão

A japonesa Kane Tanaka morava em uma casa de repouso e tinha uma saúde relativamente boa. Ela morreu na terça (19/4)

Pessoa mais velha do mundo morre aos 119 anos no Japão | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

Uma mulher japonesa reconhecida como a pessoa mais velha do mundo morreu aos 119 anos, anunciaram nesta segunda-feira (25) as autoridades locais da região de Fukuoka, no sudoeste do Japão.

Kane Tanaka nasceu em 2 de janeiro de 1903, mesmo ano em que Marie Curie se tornou a primeira mulher a vencer um Prêmio Nobel, que os irmãos Wright realizaram seu primeiro voo com uma aeronave motorizada e que a montadora Ford foi fundada nos EUA.

Ela tinha uma saúde relativamente boa até recentemente e morava em uma casa de repouso, onde gostava de jogos de tabuleiro, de resolver problemas matemáticos, tomar refrigerante e comer chocolate.

Em janeiro, o espanhol Saturnino de la Fuente García, considerado o homem mais velho do mundo, morreu em León.

Pessoa mais velha do mundo morre aos 119 anos no Japão - Foto: Guinness World Records/Divulgação 

Sua rotina diária nos últimos tempos incluía acordar às 6h e dedicar as tardes ao estudo de matemática e à prática de caligrafia. "Um dos passatempos favoritos de Kane é uma partida de Othello [jogo de tabuleiro], e ela vence com frequência os funcionários da residência", afirmou o Guinness em um perfil da japonesa.

O livro dos recordes a certificou como a pessoa mais velha do mundo em 2019. Na ocasião, perguntada sobre em que momento da vida havia sido mais feliz, ela respondeu: "Agora".

A morte ocorreu na terça-feira passada (19), mas só foi divulgada nesta segunda, com a senilidade apontada como causa.

Kane se casou com Hideo Tanaka há um século, em 1922, com quem teve quatro filhos e adotou um quinto. Na juventude, teve vários negócios, incluindo uma loja de macarrão e uma de bolos de arroz.

Ela pretendia usar uma cadeira de rodas para participar do revezamento da tocha dos Jogos Olímpicos de Tóquio, mas a pandemia impediu sua presença.

Kane Tanaka, a pessoa mais velha do mundo, completou 119 anos no dia 2 de janeiro - Acervo da família/Twitter

O governador local, Seitaro Hattori, lamentou a morte de Kane. "Eu planejava me encontrar com ela no Dia do Respeito aos Idosos deste ano [data nacional comemorada em setembro] e celebrar com seu refrigerante e chocolate. A notícia me deixa muito triste", afirmou, em comunicado.

De acordo com dados do Banco Mundial, o Japão é o país com a população mais longeva do mundo, com 28% de pessoas com 65 anos ou mais. Dados de setembro indicavam 86.510 centenários, 90% deles mulheres.

A pessoa viva mais velha verificada pelo Guinness foi a francesa Jeanne Louise Calment, que morreu aos 122 anos e 164 dias em 1997.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES