Pessoas seguem mais orientações de estados do que do governo federal

Pesquisa mostra que 45% das pessoas seguem as recomendações dos governos estaduais, e 14% do federal; 36% seguem ambos

| reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após casos em dezenas de países, o Brasil tem visto nas últimas semanas milhares de casos confirmados de pessoas que contraíram a doença no exterior e, além disso, transmissões locais, fazendo com que, até terça-feira, dia 31 de março, 4.715 pessoas tenham sido confirmadas com a doença. O avanço da doença está acelerado, diante disso, o país tem se preparado para tentar atender todos os pacientes que estão com a doença ou possam vir a ter.

A Toluna, fornecedora líder de insights do consumidor sob demanda, vem monitorando a percepção e o comportamento dos brasileiros em relação ao Covid-19. As pesquisas registraram até agora cinco momentos da crise: antes da confirmação do primeiro caso no país, após os primeiros diagnósticos brasileiros, após e decretação de pandemia pela OMS, e a mais recente avaliou o cenário após as centenas de mortes e o rápido crescimento no número de casos.

reprodução internet

Na pesquisa realizada entre os dias 26 de março e 02 de abril, a maioria das pessoas (77%) se considera muito ou extremamente preocupada com o surto. A percepção nessas duas categorias aumentou quando comparada com o resultado de outra pesquisa feita antes da existência de casos no Brasil (68%). Mas chama a atenção o aumento entre os que se declaram extremamente preocupados – era de 40% na terceira pesquisa, e agora é de 46,6%. Neste último estudo, 31% declararam estar muito preocupados, 17% se dizem preocupados, 4% pouco preocupados e menos de 1% não estão alertas sobre o tema.

Quando questionadas, 45% da população brasileira tem levado em consideração as decisões do governo Estadual, em relação, ao governo Federal com apenas 14% das pessoas.Outros 36% seguem as recomendações de ambos os níveis, e 5% não leva em consideração nenhum dos dois.

Quase 80% das pessoas entrevistadas acreditam que o Estado tomou medidas adequadas para limitar a disseminação do Coronavírus no país. 54% da população preveem que o isolamento social acabará e a vida normal retornará em alguns meses.

Sobre alterações no comportamento para tentar evitar o contágio, 72% lavam todas as coisas e itens que entram dentro de casa e 56% estão adotando medidas de trabalho como o home office. No momento atual, 62% das pessoas se preocupam mais com os impactos na economia e na saúde pública do país.

Na pesquisa mais recente, realizada na última semana de março, 82% das pessoas pesquisadas afirmaram que compraram algum item específico para se proteger contra contaminação. Os itens mais citados foram desinfetante para as mãos/álcool em gel (80,5%), sabonete (72%), desinfetante para ambiente (64%), máscara cirúrgica (53%) e luvas descartáveis (35,5%).

 Quase 70% das pessoas entrevistadas acreditam que o impacto do coronavírus sobre a economia mundial será muito negativo. Outros 27% preveem que o impacto será negativo, e menos de 1% acredita que não haverá impacto. Surpreendentemente, quase 3% dos entrevistados opinou que o impacto será positivo ou muito positivo.

Essa pesquisa foi realizada entre os dias 26 e 30 de março de 2020, com 1.013 pessoas das classes A, B e C, segundo critério de classificação de classes utilizado pela Abep – Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa, onde pessoas da classe C2 tem renda média domiciliar de R$ 4.500 por mês. Estudo feito com pessoas acima de 18 anos, todas as regiões brasileiras, com 3% de margem de erro e 95% de margem de confiança.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES