PF abre inquérito para investigar ataque hacker ao TSE

Apuração diz respeito a ataque antigo, e não à tentativa de derrubar o site ocorrida neste domingo

PF abre inquérito para investigar ataque hacker ao TSE | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Polícia Federal (PF) abriu uma investigação para apurar um ataque hacker promovido contra o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A hipótese mais provável é que isso tenha ocorrido em 2001, mas os dados roubados foram divulgados somente agora, quando está sendo realizada a eleição municipal de 2020. Graças a esse ataque, foram expostas informações pessoais de funcionários do TSE.

Entre os dados divulgados estão informações sobre ministros que estavam na Corte em 2001, um indicativo de que o ataque é antigo.

Mais cedo, o presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, disse que também houve uma tentativa de ataque neste domingo, mas a ação não foi bem sucedida. Como o ataque foi repelido pelo TSE, esse caso não está sendo investigado pela PF por enquanto. Apenas se houver algum desdobramento é que isso será feito.

Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luís Roberto Barroso acompanha, neste domingo, o andamento da Operação Eleições 2020 no Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN) Foto: Pablo Jacob / Agência O Globo 

Pelas informações disponíveis até agora, o ataque deste domingo foi uma tentativa de derrubar o sistema por meio de vários acessos simultâneos, e não de sequestrar dados do sistema da Corte. O setor de tecnologia do TSE está apurando ainda o que ocorreu. O autor do ataque ainda não foi identificado, mas, segundo Barroso, teve origem provavelmente no exterior.

No começo deste mês, um ataque hacker tirou do ar o sistema do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Em razão disso, o TSE reforçou a segurança e tomou algumas medidas, como desligar um dos dois principais servidores, o que acarretou falhas em outros serviços do tribunal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES