PF e Procuradoria prendem 26 acusados de adulterar leite em MG

PF e Procuradoria prendem 26 acusados de adulterar leite em MG

Operação da PF e Procuradoria prende 26 acusados de adulterar leite em MG | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Pol?cia Federal, a Procuradoria da Rep?blica e o Minist?rio P?blico Estadual de Minas Gerais realizam nesta segunda-feira uma opera??o em duas cooperativas de latic?nios acusadas de adulterar leite longa vida em Minas. Segundo a Procuradoria, 27 mandados de pris?o foram expedidos e 26 pessoas j? foram presas.

De acordo com a PF, a Coopervale (Cooperativa dos Produtores de Leite do Vale do Rio Grande) e a Casmil (Cooperativa Agropecu?ria do Sudoeste Mineiro) s?o acusadas de "batizar" o leite para aumentar seu volume ou de adicionar subst?ncias para que ele durasse mais tempo. A fraude foi descoberta ap?s den?ncias de outras cooperativas e de ex-funcion?rios das empresas.

Parte da fraude era executada com subst?ncias n?o permitidas pela lei e, segundo a PF, o leite adulterado foi considerado impr?prio para consumo humano em um laudo realizado por um laborat?rio do Minist?rio da Agricultura. O leite era revendido para outras empresas de latic?nios, que os vendiam no varejo em suas pr?prias embalagens em todo o pa?s.

A Casmil ? acusada de adicionar per?xido de hidrog?nio ao leite, subst?ncia que disfar?a m?s condi?es sanit?rias de conserva??o e transporte. A presen?a da subst?ncia no leite pode causar a redu??o do seu valor nutricional. Quem a ingere pode ter dores de est?mago e at? morrer, dependendo da concentra??o, segundo o laudo obtido pela Procuradoria mineira. O laborat?rio n?o conseguiu detectar a concentra??o da subst?ncia no leite analisado.

O laudo confirmou tamb?m a adi??o de soro ao leite acima do ?ndice m?ximo. Nesse caso, ele s? poderia ser destinado ? alimenta??o de animais. No caso da Coopervale, o leite tamb?m foi considerado impr?prio para consumo humano.

Entre os presos est?o dirigentes e empregados das cooperativas envolvidas e um funcion?rio do Servi?o de Inspe??o Federal do Minist?rio da Agricultura, ?rg?o que fiscaliza a produ??o de leite e derivados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES