PGE recebe visita de Fides Angélica para discutir 50 anos do órgão

A direção da PGE/PI recebeu a visita de Fides Angélica Ommati, procuradora aposentada e primeira mulher a presidir a OAB, seccional Piauí.

PGE recebe visita de Fides Angélica para discutir 50 anos do órgão | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ano de 2023 é especial para a Procuradoria Geral do Estado do Piauí. Em fevereiro, o órgão, que é responsável pela representação judicial e consultoria jurídica do Governo, completa exatos 50 anos de existência. E já pensando nas comemorações alusivas a data, a direção da PGE/PI recebeu a visita de Fides Angélica Ommati, procuradora aposentada e primeira mulher a presidir a OAB, seccional Piauí.

O encontro aconteceu na sala de reunião da PGE/PI e contou, também, com a presença do presidente da Associação Piauiense dos Procuradores de Estado (APPE), Evaldo Pádua, que aproveitou para destacar a importância da procuradora na construção e afirmação do órgão. “São pessoas, como a Dra. Fides, que dedicaram e ainda dedicam a sua vida em prol de uma causa, que dignificam, ainda mais, a PGE/PI perante à sociedade. Então, ter ela aqui, tratando das comemorações aos 50 anos, nos deixam muito felizes”, disse. 

PGE recebe visita de Fides Angélica para discutir 50 anos do órgão (Foto: Divulgação / PGE)Procuradoria Geral do Estado

A PGE/PI foi criada pela Lei Delegada 91, de 27 de fevereiro de 1973, durante o primeiro mandato do governador Alberto Silva. Antes, o órgão era conhecido como departamento jurídico do estado. Já no ano de 1988, a carreira de Procurador de Estado foi reconhecida pela Constituição, como função essencial à Justiça e imprescindível ao funcionamento do Estado Democrático de Direito. E agora, o órgão está completando meio século de muitos serviços. 

“É uma longa e bonita trajetória na defesa dos interesses públicos”, afirmou Eduardo Belfort, Procurador-Geral Adjunto para Assuntos Jurídicos, acrescentando que onde tem uma obra pública tem a ação da PGE/PI. “Em qualquer contratação e convênio, seja que área for, sempre tem uma manifestação jurídica da Procuradoria para dar legalidade e constitucionalidade ao ato do gestor público, beneficiando, assim, todos os piauienses”.

Já o Procurador Geral Adjunto para Assuntos administrativos da PGE/PI, Victor Lima, fez questão de lembrar o trabalho de excelência que o órgão sempre desenvolveu ao logo desses 50 anos. “ Antes de ser procurador, eu via as peças dos procuradores no TRT, como servidor, e costumava dizer aos colegas de Tribunal que, para mim, a PGE/PI era o melhor escritório de advocacia do Piauí. Hoje tenho a plena certeza disso”, pontuou. 

Ainda participaram da reunião, para tratar das comemorações alusivas aos 50 da entidade, o Corregedor-Geral da PGE/PI, Fernando Eulálio Nunes, e o Diretor-Geral do órgão, o auditor Nuno Bernardes. Uma série de ações e atividades serão desenvolvidas durante o ano para comemorar a data.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES