PGE vai digitalizar 100% do acervo de documentos a custo zero para Estado

Trata-se do projeto PGE Digital, que está sendo implantado no órgão e que vai proporcionar uma melhoria na estrutura funcional e de pesquisa

PGE vai digitalizar 100% do acervo de documentos a custo zero para Estado | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Centenas de milhares de documentos que contam a história de meio século da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) estão sendo digitalizados. E o melhor, a um custo zero para o erário público. Trata-se do projeto PGE Digital, que está sendo implantado no órgão e vai proporcionar uma melhoria na estrutura funcional e de pesquisa, tanto para os servidores quanto para o cidadão piauiense. Será a memória viva da PGE.

O projeto tem como metas a melhoria da eficiência, otimização do tempo e redução de custos. A intenção é chegar a 100% de digitalização dos processos pré-SEI, que é o Sistema Eletrônico de Informações, implantado no serviço público piauiense no fim de 2019. Na verdade, a PGE já havia iniciado a transição de processos físicos para digitais naquele mesmo ano, porém, apenas na PLC, que é a Procuradoria de Licitações e Contratos.

“Esse trabalho já existe de fato desde 2019, pelo menos, com a digitalização de quase 19 mil pareceres das licitações, setor de onde eu era o chefe. Mas, agora, estamos implantando para toda a PGE e, assim, também, trabalharmos dentro do projeto do governador Rafael Fonteles, de transformar o Piauí no estado mais digital da federação, bem como ter o Governo sem Papel”, destacou Victor Lima, procurador-geral adjunto para Assuntos Administrativos.

PGE vai digitalizar 100% do acervo de documentos a custo zero para Estado - Foto: Ascom

Pelo menos 12 funcionários da PGE, entre efetivos e terceirizados, foram capacitados para o trabalho, que iniciou pelas fichas funcionais. Posteriormente, essas pessoas serão multiplicadoras das orientações em seus respectivos setores. “Simplificamos ao máximo esse processo de digitalização com o uso de scanners de última geração, com poucos cliques já se cadastra o documento que é sincronizado, automaticamente, com a nuvem do sistema”, explicou Cláudio Luz, gerente de RH da PGE.

Todas as salas do órgão, ainda, contêm algum armário ou gaveteiro com documentos. Porém, o trabalho se concentrará mais em quatro salas, onde estão guardados milhares de pareceres e processos que contam a história de 50 anos da PGE. “E tudo isso, precisa ser preservado. O documento físico pode ser perdido, rasurado ou de acontecer algum imprevisto e ele se destruir. E ele na nuvem não corre esse risco”, avaliou Érica Raquel, coordenadora da Biblioteca da PGE.

Além da agilidade na tramitação de processos, evitando os deslocamentos e a entrega física dos documentos, o projeto pretende promover uma maior melhoria no ambiente de trabalho. “A intenção, ainda, é liberar mais espaços físicos, para realocar o quadro de pessoal da PGE já visando ao processo de reforma e construção da nova sede”, afirmou Nuno Bernardes, diretor-geral do órgão.

“Apesar do PGE Digital trabalhar na mesma diretriz de transformar o governo em um Estado totalmente digitalizado, ele é criativo e diferenciado. Isso por que é feito com a ajuda dos próprios servidores, com material e equipamentos do próprio órgão. É algo que não tem custos extras ao Estado e que pode ser implementado em outros órgãos do governo”, pontuou Pierot Júnior, procurador-geral do Estado do Piauí.

A conclusão do PGE Digital deverá demorar de um a um ano e meio e vai dar mais celeridade às tramitações de processos do Executivo e promover a entrega aos cidadãos de serviços públicos de forma digital, evitando deslocamentos e racionalizando o uso dos recursos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES