PGJ declara nulidade de recomendação para suspender retorno das aulas

O PGJ em exercício determinou que a Secretaria de Estado da Educação e a Secretaria Municipal de Educação sejam cientificadas

PGJ declara nulidade de recomendação para suspender retorno das aulas | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Procuradoria-Geral de Justiça expediu, nesta sexta-feira (30), decisão sobre o conflito de atribuições indicado pela 38ª e pela 29ª Promotorias de Justiça de Teresina, com atuação, nas áreas da educação e da saúde. As Promotorias de Justiça se manifestaram pela nulidade da Recomendação nº 05/2021, emitida pela 42ª Promotoria de Justiça, com orientações para que fosse suspensa a retomada das aulas presenciais nas redes públicas de ensino.

O procurador-geral de Justiça em exercício, Hugo de Sousa Cardoso, considerando os argumentos e contra-argumentos apresentados, além das disposições da Resolução CPJ/MPPI nº 03/2018, dirimiu o conflito, reconhecendo que a 42ª PJ não possui atribuição legal para expedição de recomendação que trate de políticas públicas de saúde e de educação.

Na decisão, o PGJ explicita que o retorno às atividades escolares em Teresina, na modalidade remota, presencial ou híbrida, é matéria afeta com exclusividade à 38ª Promotoria de Justiça. Já a política de vacinação, incluindo as categorias prioritárias, é assunto que se insere de forma igualmente exclusiva nas atribuições da 29ª PJ.

Segundo a Resolução CPJ/MPPI nº 03/2018, que disciplina as atribuições das Promotorias de Justiça, a 42ª PJ tem atuação limitada à probidade administrativa e à fazenda pública, ressalvadas, em qualquer caso, as atribuições específicas das demais áreas especializadas.

Foi declarada a nulidade da recomendação. O PGJ em exercício determinou que a Secretaria de Estado da Educação e a Secretaria Municipal de Educação sejam cientificadas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES