PGR defende que o resultado do Tribunal do Júri da Boate Kiss seja mantido

Os réus Elissandro Callegaro Spohr, Mauro Londero Hoffmann, Marcelo de Jesus dos Santos e Luciano Augusto Bonilha Leão estão soltos.

O incêndio na Boate Kiss ocorreu em 27 de janeiro de 2013, em Santa Maria. | REUTERS/Edison Vara
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou contra a anulação do júri que condenou os quatro réus pelo incêndio da Boate Kiss. A tragédia em Santa Maria, na Região Central do Rio Grande do Sul, matou 242 pessoas e feriu mais de 600 em janeiro de 2013. O julgamento foi realizado em dezembro de 2021, mas foi anulado por uma decisão do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJ-RS) em decisão de agosto do ano passado.

O documento é assinado pela subprocuradora-geral da República, Raquel Dodge. Ela salienta que a decisão do TJ-RS de suspender o resultado do júri “violou dispositivos do Código de Processo Penal”. O pedido de suspensão do júri foi registrado cerca de oito meses após a decisão oficial, por isso, a subprocuradora entende que a situação pode ser considerada como “preclusão temporal”. 

O recurso jurídico consiste na perda do direito da defesa dentro do período previsto nos dispositivos e que, por esse motivo, o TJ-RS não deveria nem ter analisado o pedido de nulidade. Com a manifestação do MPF, fica a cargo dos ministros do STJ a definição, se mantêm ou derrubam a anulação do julgamento. Por conta da indefinição, os réus Elissandro Callegaro Spohr, Mauro Londero Hoffmann, Marcelo de Jesus dos Santos e Luciano Augusto Bonilha Leão estão soltos e aguardam novas decisões da Justiça. 

PGR defende que o resultado do Tribunal do Júri da Boate Kiss seja mantido | Foto:  Reprodução/TJ-RSNa época do julgamento, a defesa dos acusados levantou inúmeras “falhas técnicas” no andamento do júri, como problemas no sorteio dos jurados e a aproximação do magistrado responsável pelo caso com os julgadores.

TRAGÉDIA NA BOATE KISS

A tragédia na Boate Kiss completou dez anos em janeiro deste ano. Nesta sexta-feira (12), foi assinado o termo que garante R$ 4 milhões para a construção de um memorial em homenagem às vítimas.

O incêndio na Boate Kiss ocorreu em 27 de janeiro de 2013, em Santa Maria. O julgamento dos acusados foi realizado 8 anos depois e durou 10 dias - ficando na história como o mais longo da história do Rio Grande do Sul. Em agosto de 2022, os desembargadores da 1ª Câmara Criminal anularam o júri ocorrido em dezembro de 2021. 

Por 2 votos a 1, os magistrados acataram as nulidades alegadas pela defesa durante o julgamento. Elissandro Spohr havia sido condenado a 22 anos e seis meses de prisão em regime fechado. Mauro Hoffmann tinha recebido uma sentença de 19 anos e seis meses de prisão. Marcelo de Jesus dos Santos e Luciano Bonilha Leão tiveram pena de 18 anos.

VEJA MAIS NO MEIONORTE.COM



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES