PI-392: enxurrada destrói rodovia de escoamento de soja no Piauí

Chuvas intensas destruíram mais uma vez um trecho de uma importante rota de escoamento de grãos no Sul do Piauí

enxurrada | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Chuvas intensas destruíram na terça-feira (9) mais uma vez um trecho de uma importante rota de escoamento de grãos no Sul do Piauí, a PI-392, próximo a cidade de Currais, na região da Serras das Laranjeiras. As informações são do Portal Ponto X.

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Bom Jesus, do Gurgueis, Moyses Barjud, disse que não se sabe quantos milímetros de chuva caíram na região, mas nesta terça-feira (9) o trecho se rompeu novamente, um problema que já existe há mais de 20 anos. 

PI-392: Enxurrada destrói rodovia de escoamento de soja no Piauí- Foto: Reprodução

A enxurrada levou tudo que encontrou pela frente. Uma caminhoneta ficou presa em um barranco e por pouco não foi engolida pelas águas. Em março de 2020, o mesmo local foi destruído por uma forte chuva.

PI-232, em Currais destruída pelas chuvas

"Na verdade é um acumulado de água que se forma na Transcerrado. Esse acumulado vem correndo pela Transcerrado e desce pela estrada que dá acesso à Serra da Laranjeira. Então, acumula tudo quanto é chuva, dez quilômetros pro lado da Transcerrado, dez quilômetros pro outro, afunila de uma vez, porque esse trecho da estrada da Serra das Laranjeiras não é asfaltado, que é justamente a PI - 392. É onde tem a sobreposição da PI 392 com a BR 330. Então, continua sendo o mesmo problema de sempre, falta de asfalto na PI-397 que é a Transcerrado e na PI-392", explica, Barjud.

O trecho da PI-392 atende, basicamente, a Serra do Pirajá e das Laranjeiras. Aproximadamente uns 100 mil hectares e umas 400 mil toneladas de grãos (soja e milho).

Em nota, o Departamento de Estradas de Rodagens do Piauí (DER-PI) informou que o trecho da PI 392, na Serra das Laranjeiras, está interditado devido aos impactos das fortes chuvas que castigam a região nos últimos dias.

O órgão explica que as causas para o rompimento da pista estão diretamente relacionadas ao avanço do desmatamento e às alterações topográficas para receber plantio de grãos naquela região, ocasionando o desvio das águas pluviais em grande intensidade para o leito estradal.

“Técnicos do DER-PI estão em deslocamento para o local para avaliar a situação e iniciar reparos emergenciais no trecho. Vale ressaltar que já existe convênio firmado entre o Governo do Piauí e o Ministério do Desenvolvimento para a pavimentação asfáltica do trecho. O projeto aguarda aprovação da área de engenharia da Caixa Econômica Federal para proceder a licitação e dar início às obras”, diz o DER-PI. O Departamento orienta que os veículos podem buscar rotas alternativas, como Serra do Quilombo, pela BR 135, ou pelo município de Palmeira do Piauí.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES