PI: 86% dos pequenos negócios já enfrentam queda no faturamento

Em todo o país, esse percentual é de 89% de empreendimentos com perdas devido à pandemia do Coronavírus.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os primeiros dias de restrição à circulação de pessoas e isolamento social, medida adotada para enfrentamento do Coronavírus, já atingem o equilíbrio financeiro das empresas e ameaça a sobrevivência de milhões de pequenos negócios no país.

Segundo a pesquisa “Impacto do Coronavírus nos Pequenos Negócios”, feita pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae Nacional, 89% dos pequenos negócios brasileiros já registram queda no faturamento. O levantamento aponta também que 36% dos empreendedores afirmam que precisarão fechar o negócio permanentemente no prazo de um mês, caso as restrições adotadas até agora permaneçam por mais tempo.

O levantamento foi feito, entre os dias 20 e 23 de março, junto a um universo de 9.105 donos de pequenos negócios de todo o país. No Piauí, foram entrevistados 49 empresários, representando 0,5% do total da amostra.

(Germano Lüders/EXAME 

Dos entrevistados no Estado, 86% responderam que já percebem a queda no faturamento, enquanto 6% registram aumento, 4% acusam manutenção, e outros 4% não sabem ou não quiseram responder. A queda, somente na última semana, foi de 74% contra apenas 10,5% de incremento nas receitas. A pesquisa revela também que 18% dos empreendimentos precisarão encerrar as atividades no período de um mês, caso não haja mudança em relação aos decretos que determinam a suspensão de atividades não essenciais.

“Os números fazem compreender a angústia dos empresários, já que o funcionamento dos negócios é o que garante o pagamento da energia, do aluguel, dos funcionários e de outras despesas, além da sustentabilidade do empreendimento. O momento é delicado, mas é preciso ter calma. São muitas as decisões a serem tomadas, e é importante não se deixar guiar pelo desespero. A nossa recomendação é buscar o máximo de informação. E nós do Sebrae estamos aqui para apoiá-los, disponibilizando serviços e soluções que podem ajudar esses empreendedores nesse momento de crise”, destaca o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda.

Ainda segundo Lacerda, é importante também ficar atento às medidas de governo. “São medidas que beneficiam diretamente os Microempreendedores Individuais e empresários de micro e pequenos negócios, como é o caso do diferimento de tributos, auxílios emergenciais e crédito para pagamento de funcionários”, acrescenta.

Essas medidas devem contribuir para mitigar os efeitos da redução de faturamento nos pequenos negócios do país. Segundo a pesquisa, 63% dos pequenos negócios já tiveram uma redução de faturamento de mais de 50%. No Piauí, o percentual de empreendimentos que sofreram esse mesmo índice de redução é um pouco maior, somando 67% dos entrevistados.

Com a expressiva queda nas vendas, 54% dos empreendedores brasileiros já preveem que precisarão solicitar empréstimos para manter o negócio em funcionamento sem gerar demissões. No Piauí, tem essa mesma previsão 57,1% dos empreendedores.

Para o presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, a pesquisa confirma a importância e a urgência de medidas de socorro aos pequenos negócios. “As pequenas empresas representam 99% de todos os empreendimentos do país e geram mais da metade dos empregos formais. A situação provocada pela pandemia exige soluções rápidas para os problemas enfrentados por esses empreendimentos. O Sebrae está, nesse momento, ao lado dos empresários, disponibilizando todo o apoio necessário, por meio das diferentes plataformas de atendimento on-line, em todos os Estados do país”, destaca.

Com informações da Agência Sebrae de Noticías



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES