mais

PI: carga de cigarros avaliada em quase R$ 10 mil é apreendida pela PRF

O condutor informou que possuía nota fiscal e que estava realizando vendas na região, mesmo não atuando diretamente com esse tipo de venda.

No final da madrugada deste sábado (21), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Bom Jesus/PI, durante fiscalização na BR 135, abordou um veículo HYUNDAI/HB20 1.6M que transportava 2.340 maços de cigarro de origem brasileira e que têm venda liberada em território nacional. A carga está avaliada em R$ 8.190. 

Ao abordar o referido veículo, a equipe policial se deparou com diversos maços de cigarro prontos para venda. Perguntado acerca da origem da mercadoria, o condutor de 56 anos informou que possuía nota fiscal e que estava realizando vendas na região, mesmo não atuando diretamente com esse tipo de venda.

PRF apreende carga de cigarros em Bom Jesus - PI (Foto: divulgação)PRF apreende carga de cigarros em Bom Jesus - PI (Foto: divulgação)

Ele apresentou então um Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica (DANFE) e, ao analisar o documento fiscal detalhadamente, observou-se que anexo ao mesmo havia outra nota de pedido divergente da DANFE, além disso, na carga havia cigarros que não podem ser comercializados no Brasil, os quais o condutor alegou que seriam para consumo próprio; e que a NF havia sido expedida para um endereço na Bahia.

Perguntado o por que da não apresentação da DANFE ao fisco estadual piauiense quando da entrada no estado para o cálculo do devido imposto, o homem alegou que não estava em Bom Jesus/PI para realizar vendas, mas para outro fim que não soube especificar.

Considerando que foi apresentada nota de pedido não coberto pelo DANFE apresentado, entende-se que o documento fiscal não corresponde a mercadoria transportada, bem como pelo fato do homem ter omitido das autoridades fiscais a vinda ao estado do Piauí para realização da venda de cigarros, ele responderá pelo crime de Transporte de mercadoria nacional sem nota fiscal.

Diante dessa situação, o veículo foi recolhido ao pátio contratado em razão de débitos pendentes e os policiais conduziram o homem e a carga até à Polícia Civil do município de Bom Jesus/PI para os procedimentos cabíveis

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail