PI:Com o fim do BR-O-BRÓ, previsão aponta janeiro e fevereiro chuvosos

Durante o BR-O-BRÓ algumas cidade do Piuaí enfrentaram dias muito desconfortáveis com máximas que chegaram aos 40,5° e muitos dias de tempo seco com umidade desértica de 14%.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A primavera, conhecida no Piauí por ser a estação mais quente e seca do ano, popularmente denominada de ‘br-o-bró’ terminou no sábado (21/12). A nova estação começa na madrugada deste domingo, período que concentra as chuvas no Piauí e grande parte da região do Nordeste.

Foi um br-o-bró muito quente e seco em todo o Piauí. Algumas cidade enfrentaram dias muito desconfortáveis com máximas que chegaram aos 40,5° e muitos dias de tempo seco com umidade desértica de 14%. A chuva também diminuiu bastante. A zona rural de Campo Maior concentrou os maiores volumes no período. (Equipamento localizado nas proximidades do Monumento do Jenipapo registrou 93 mm entre o dia 1° de setembro e hoje, 21 de dezembro). No entanto, os volumes na zona urbana ficaram bem abaixo disso.

Quando a chuva retorna?

De acordo com previsão divulgada pelo Instituto Climatempo, a chuva deve voltar apenas no dia 24. O feriado de Natal, no dia 25, também deverá ser marcado por ocorrência de chuva.

Durante o fim de semana do Natal e a segunda-feira, não há expectativa de chuva na região devido a atuação de um VCAN (Vórtice Ciclônico em Altos Níveis). Somente na terça-feira, véspera de Natal, é que a chuva deve retornar.

O mês de dezembro termina muito seco e praticamente não houve registro de chuvas significativas na região de Campo Maior com exceção de algumas áreas rurais. A estação automática de Campo Maior, gerenciada pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), só observou em todo o mês apenas 3 mm. A média para dezembro é 100 mm.

Como será a estação chuvosa nos próximos meses

Em janeiro, Muita chuva e menos calor do que a média em todo o Nordeste brasileiro.

Em Fevereiro, Menos chuva do que em janeiro, mas ainda acima da média em todas as áreas, e com temperatura abaixo do normal. Na parte norte da Região, a atuação da ZCIT é bem evidente, especialmente em fevereiro.

Já em março, a chuva diminui em todas as áreas, mas o sul da Bahia ainda tem volumes acima da média com a permanência de uma frente fria na região.

Fonte: Climatempo



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES