PI confirma leilão de imóveis para arrecadar recursos para previdência

Três imóveis situados no Recife, Rio de Janeiro e Teresina serão leiloados no próximo dia 17

W.Dias | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wellington Dias confirmou, na tarde desta quarta-feira (11), a realização do 1° leilão dentro do Programa de Desmobilização de Ativos do governo estadual. No próximo dia 17 de novembro, serão leiloados 3 imóveis pertencentes ao estado, situados em Teresina, Recife (PE) e Rio de Janeiro (RJ). Os valores pagos vão ser revertidos para o fundo estadual de previdência.

A Assembleia Legislativa do Piauí autorizou o leilão de 34 imóveis considerados sem utilidade para o estado. São terrenos e construções em áreas urbanas e rurais, que geram prejuízos aos cofres públicos com despesas de condomínio, taxas de iluminação pública, entre outras.

A arrecadação da previdência é insuficiente para pagar os aposentados e pensionistas do serviço público estadual. Pelos cálculos do governo, para fechar a conta, este ano terá de sair dos cofres públicos um complemento estimado em R$ 550 milhões. Apesar de ainda ser alto, este déficit chegou próximo de R$ 1 bi em 2019. A queda se deve a medidas adotadas pelo governo, como a reforma da previdência.

Reduzindo o déficit previdenciário o estado aumenta a capacidade de investimentos em obras e ações para a população. “Com as medidas que adotamos garantimos condições de sobrar mais recursos para investimento. É este o objetivo do estado” pontuou Wellington Dias.

Em reunião com gestores da Secretaria da Administração e Previdência (SeadPrev), Procuradoria-Geral do Estado (PGE), e da Fundação Piauí Previdência o governador determinou agilidade na regularização dos outros imóveis, para leiloá-los até 2022.

“Montamos um programa de aceleração deste procedimento. Queremos que o estado deixe de ter despesa com imóveis sem uso, para que este recurso seja utilizado na amortização do déficit previdenciário” finalizou o secretário da SeadPrev, Franzé Silva.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES