PI duplica número de candidatos aptos ao Sisu no sistema prisional

36 detentos atingiram nota suficiente para entrar na universidade

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição 2017, o Piauí duplicou o número de pessoas privadas de liberdade aptas a concorrer a vagas em instituições de ensino superior no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), em 2018.

Em 2015, dos detentos que fizeram o Enem, apenas 3 conseguiram pontuação suficiente para o Sisu. Em 2016, foram 18 os aprovados. Já em 2017, dos reeducandos que fizeram o Exame, 36 atingiram nota suficiente para ingresso em faculdades e universidades. 

No Piauí, cerca de 36% das pessoas privadas de liberdade estão inseridas em programas educacionais nas penitenciárias – Educação de Jovens e Adultos (EJA), Brasil Alfabetizado e Canal Educação, desenvolvidos pelas secretarias de Educação e de Justiça do Estado.

“Hoje, estamos executando programas em todos os 14 estabelecimentos penais adequados para desenvolver ações na área do educacional. O desafio da aprovação ainda é grande, mas o avanço nesse número nos motiva”, pontua o secretário de Justiça, Daniel Oliveira. 

De acordo com o Núcleo de Estatísticas do Sistema Prisional do Piauí, órgão da Secretaria de Justiça, de 2015 a 2017, houve crescimento de quase 300% no número de detentos estudando. Tais resultados se devem ao Plano Estratégico de Ensino nas Prisões. 

A secretária de Educação, Rejane Dias, observa que, além do Enem, as ações no setor educacional no sistema prisional também são voltadas a testes como o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). 

“Nosso objetivo é universalizar a educação, dentro do Plano Estratégico de Educação no Sistema Prisional. O resultado do Enem 2017 nos deixa satisfeitos e mostra que o trabalho tem que continuar nesse sentido”, ressalta a gestora.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES