PI: Ex-prefeito e empresários são investigados por desvio de dinheiro

Os alvos da operação da GAECO também foram denunciados pela prática dos crimes de organização criminosa e lavagem de dinheiro.

MN | MN
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério Público do Estado do Piauí, através do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (GAECO), ofereceu denúncia contra o ex-prefeito do município de Manoel Emídio, José Medeiros da Silva, e aos empresários Fabiana Nunes Pereira, Marcelo Waquim Avelino, Oziel de Oliveira Santana, Severino Antônio Avelino Junior e Edilberto Miranda Martins, pela prática dos crimes de organização criminosa, desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro. 

De acordo com as investigações do GAECO, a organização atuava no município de Manoel Emídio, sendo liderada por Marcelo Avelino, com participação ativa de servidores públicos e operadores no esquema criminoso, em especial do ex-prefeito da cidade, José Medeiros, que teve o mandato cassado pela Câmara de Vereadores do Município por crimes de responsabilidade. 

Segundo informações obtidas pelo Ministério Público Estadual junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), a organização atuou no desvio de recursos públicos por meio de contratos firmados entre a Prefeitura do Município e empresas contratadas para a prestação de serviços de reformas de escolas e a aquisição de materiais de construção, dentre outros. 

Ex-prefeito de Manoel Emídio, José Medeiros (Reprodução)

Na denúncia, os promotores de Justiça que atuam no GAECO pedem que seja decretado o perdimento do produto e proveito dos crimes, ou do seu equivalente, incluindo aí os numerários bloqueados em contas e investimentos bancários e os montantes em espécie apreendidos em cumprimento aos mandados de busca e apreensão, no valor de, pelo menos, de R$ 139.200,00, para todos os denunciados, concernente aos valores desviados – e identificados – do Município de Manoel Emídio.

 Outra medida requerida pelo Ministério Público na denúncia consiste na decretação da indisponibilidade dos bens imóveis e móveis, assim como na manutenção da indisponibilidade de valores mediante o bloqueio via BACENJUD das contas bancárias existentes em nome de todos os denunciados, no limite de R$ 450.000,00. No dia 12 de novembro de 2019, foi deflagrada a Operação “Canteiro de Obras” pelo GAECO/MPPI e órgãos de apoio, em cumprimento a mandados judiciais de prisão e busca e apreensão. Os mandados foram cumpridos também em Floriano, Barão de Grajau (Maranhão) e Teresina.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES