Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Hospital Getúlio Vargas retoma a realização de transplantes renais

O beneficiado foi o pedagogo Jânio Yohan, que recebeu um rim do pai

Compartilhe

Na última quinta-feira (7) o Hospital Getúlio Vargas (HGV) voltou a realizar  transplante de rim com doador vivo. O beneficiado foi o pedagogo Jânio Yohan, 22 anos, que encontrou um doador na própria família, o pai dele, Jânio Tarso, 41, que veio da cidade de Belém, no Pará, onde mora, exclusivamente para realizar o sonho do filho. Os dois se recuperam bem.

O diretor-geral do HGV, Gilberto Albuquerque, destaca que a retomada dos transplantes se deve aos esforços conjuntos dos gestores da Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepiserh) e Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

Jânio Yohan sofria com uma insuficiência renal crônica, sendo o transplante a melhor forma de tratamento. ¨Por um ano e sete meses fiz hemodiálise três vezes por semana; cada sessão durava quatro horas. Era muito sofrimento, mas agora tudo será diferente”, comemora.

O pai descreve que Yohan  levava uma vida normal, como qualquer outro jovem da idade dele. ¨Ele sempre gostou de praticar esportes e estudar. Depois do problema, teve de se adaptar a uma nova realidade. E isso foi muito duro para todos nós. Mas sempre tive esperança de que ele ia conseguir o transplante. Estou feliz por dar esse presente ao meu filho¨, conta emocionado.

Gilberto Albuquerque explica que os transplantes renais com doador falecido também serão retomados nos próximos dias.  “Estamos somente no aguardo do insumo que é utilizado para conservar os órgãos a serem transplantados. Então, iniciaremos os procedimentos¨, finaliza o gestor.


Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar