Hospital Getúlio Vargas retoma a realização de transplantes renais

O beneficiado foi o pedagogo Jânio Yohan, que recebeu um rim do pai

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na última quinta-feira (7) o Hospital Getúlio Vargas (HGV) voltou a realizar  transplante de rim com doador vivo. O beneficiado foi o pedagogo Jânio Yohan, 22 anos, que encontrou um doador na própria família, o pai dele, Jânio Tarso, 41, que veio da cidade de Belém, no Pará, onde mora, exclusivamente para realizar o sonho do filho. Os dois se recuperam bem.

O diretor-geral do HGV, Gilberto Albuquerque, destaca que a retomada dos transplantes se deve aos esforços conjuntos dos gestores da Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepiserh) e Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

Jânio Yohan sofria com uma insuficiência renal crônica, sendo o transplante a melhor forma de tratamento. ¨Por um ano e sete meses fiz hemodiálise três vezes por semana; cada sessão durava quatro horas. Era muito sofrimento, mas agora tudo será diferente”, comemora.

O pai descreve que Yohan  levava uma vida normal, como qualquer outro jovem da idade dele. ¨Ele sempre gostou de praticar esportes e estudar. Depois do problema, teve de se adaptar a uma nova realidade. E isso foi muito duro para todos nós. Mas sempre tive esperança de que ele ia conseguir o transplante. Estou feliz por dar esse presente ao meu filho¨, conta emocionado.

Gilberto Albuquerque explica que os transplantes renais com doador falecido também serão retomados nos próximos dias.  “Estamos somente no aguardo do insumo que é utilizado para conservar os órgãos a serem transplantados. Então, iniciaremos os procedimentos¨, finaliza o gestor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES