PI: Índice de isolamento está em torno de 60%, mas ideal seria de 70%

O Governo do Estado alerta a população a aumentar o isolamento social como medida para evitar a contaminação pelo coronavírus.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) alerta à população para que aumente o isolamento social como forma de reduzir a contaminação pelo novo coronavírus, o Sars-Covs-2. O estado tem alcançado um índice de isolamento (pessoas em casa) de 60%, quando o ideal considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de pelo menos 70%.

O diretor do Instituto de Doenças Tropicais Nathan Portela e integrante do Comitê de Organização Emergencial (COE), médico infectologista José Noronha, explica que quanto mais as pessoas ficarem em casa, menos pessoas irão contrair o vírus, evitando a sobrecarga no sistema de saúde. “O Estado quer garantir que haja leitos para todos os que precisarem. E isso só será possível se muitas pessoas não adoecerem ao mesmo tempo. Na Itália e na Espanha, isso está acontecendo e a quantidade de óbitos está sendo muito grande”, afirma Noronha.

Ascom

O índice no Piauí manteve-se estável no feriado da Semana Santa. Após atingir 61,70% na Sexta-Feira da Paixão (10), o índice caiu para 54% no sábado (11), mas voltou a subir no domingo (12), alcançando 59%, portanto, mantendo a casa dos 60%.

Enquanto na sexta-feira, o Piauí era o primeiro no ranking nacional, no domingo caiu para o 14º lugar. O Distrito Federal liderou a lista, com 61,77%. O último colocado foi o Tocantins, com 54,63%.

Para orientar a população sobre a necessidade de evitar a circulação nas ruas, a Polícia Militar está realizando rondas constantes nos bairros, fiscalizando aglomerações e atividades econômicas não essenciais que estão funcionando apesar da proibição do Governo do Estado. Na semana passada, a PM registrou 126 ocorrências no Piauí relacionadas à abordagem de pessoas e fechamento de estabelecimentos.

Ascom

O major Gustavo, chefe do Centro de Operações Policiais Militares (Copom), disse que a PM faz sua parte, mas a população deve ficar em casa, quem puder. “Esse trabalho de aumento do percentual de isolamento não depende exclusivamente da PM, pois não há a proibição de ir i vir no estado. Existe a determinação de fechamento de estabelecimentos não essenciais e proibição de aglomerações”, afirmou o militar.

Os dados do isolamento, contudo, são utilizados para melhor nortear as decisões estratégicas e abrandamento ou não dos decretos de isolamento. A Polícia Militar do Piauí está também fazendo barreiras sanitárias nas divisas com estados vizinhos, em ação conjunta aos órgãos de saúde e vigilância sanitária, para garantir o cumprimento dos decretos em vigor.

O comandante da Polícia Militar no Piauí, coronel Lindomar Castilho, explica como é realizado o monitoramento. “A pesquisa divulgada é baseada nos dados do site In Loco, que possui a base de dados (geolocalização) das pessoas de acordo com seus smartphones. Quando a pessoa se desloca daquele ponto onde ele passa mais tempo do seu dia, que é considerado pelo app como moradia, o movimento é entendido pelo app como uma violação à política de isolamento”, explica Castilho.

Ascom

A agência In Loco possui uma tecnologia que monitora à localização de 60 milhões de aparelhos smartphones em todo o país, sem identificar pessoas, garantindo assim sua privacidade e anonimato. Tal inteligência é utilizada em todo o território nacional como uma ferramenta de vigilância e de suporte na coleta de dados que auxiliem as autoridades a guiar o isolamento social e conter o avanço da Covid-19. O aplicativo tem acesso ao ranqueamento de 204 municípios dos 224 piauienses.

Os municípios com maior índice de isolamento social no Piauí no último sábado foram Lagoinha do Piauí (78,60%), Wilson Brandão (77,20%), Aroeiras do Itaim (75,40%), Curralinhos (73,10%) e Juazeiro do Piauí (70%). Os com menor índice na mesma data foram São Gonçalo do Gurguéia (29,70%), São Miguel da Baixa Grande (33,20%), Canto do Buriti (40,30%), Campo Alegre do Fidalgo (40,80%) e Betânia do Piauí (41,40%). Teresina, a cidade mais populosa, ficou com índice de 55,10% no sábado.

Com informações do Portal do Governo do Piauí 

 

 

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES