PI: Juiz autoriza plantio de maconha para paciente com depressão

Essa foi a primeira vez que o cultivo da planta é autorizado para um paciente com depressão no Piauí.

Justiça Federal do Piauí | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O juiz da 3ª Vara da Justiça Federal do Piauí, Agliberto Gomes Machado concedeu a um jovem piauiense a permissão de cultivar maconha e extrair o óleo artesanal de CBD (Cannabidiol), e das flores para vaporização, com fins exclusivamente medicinais. O rapaz sofre de depressão, episódios de ansiedade, desânimo, insônia e instabilidade emocional. 

A liberação veio por um habeas corpus preventivo, como um salvo-conduto, para que as autoridades se abstenham de prender o jovem em razão de ele importar as sementes, cultivar a planta ou fabricar o óleo.

De acordo com o advogado Wesley de Carvalho, o paciente utilizou diversos medicamentos para combater a doença, mas não teve resultado. O uso dos remédios teria trazido efeitos adversos, como tontura, sonolência diurna e insônia noturna.

Prédio da Justiça Federal no Piauí - Foto: Meio Norte

"Paciente com depressão têm direito reconhecido para fazer tratamento com cannabis! A decisão que concedeu liminarmente o Habeas Corpus Preventivo (salvo-conduto) determinou que as autoridades coatoras se abstenham de adotar quaisquer medidas tendentes a cercear a liberdade do paciente. Em razão de atos de importação de sementes de Cannabis, plantio, cultivo e extração de óleo artesanal e flores para vaporização, com fins exclusivamente medicinais." declarou a defesa.

Na decisão, o juiz definiu ainda, atendendo a um pedido da defesa do paciente, que ele envie amostras das plantas que venham a ser cultivadas por ele para análise laboratorial.

Essa foi a primeira vez que o cultivo da planta é autorizado para um paciente com depressão no Piauí.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES